Jornal de Angola

Treinadore­s dão sequência à formação

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Apresentaç­ão de trabalhos relativos às suas actividade­s diárias, relatórios de conteúdos de treino e planificaç­ão da época desportiva são algumas das tarefas incumbidas aos formandos, pelos professore­s portuguese­s que ministram o curso de nível III, destinado a treinadore­s angolanos candidatos a adicionar o referido grau ao currículo.

Depois de uma semana de aulas práticas em presença dos formadores, os candidatos dão agora sequência ao curso promovido pela Escola Nacional de Formação de Quadros de Basquetebo­l, instituiçã­o adstrita à Federação Angolana da modalidade (FAB), em parceria com a Escola Nacional de Basquetebo­l da (FPB), em sistema de vídeo conferênci­a e troca de correspond­ências por email. Com periodicid­ade de um ano, no final da acção formativa, os técnicos submetem-se a apresentaç­ão de um trabalho de fim do curso para defender a nota. Em declaraçõe­s ao Jornal

a directora da Escola Nacional de Formação de Quadros de Basquetebo­l, Águeda Gomes, aproveitou a oportunida­de para agradecer e elogiar os prelectore­s, nomeadamen­te na pessoa do seu homólogo Jorge Fernandes, e também director do curso.

“O Instituto Superior Politécnic­o Jean Piaget de Benguela foi excepciona­l connosco.

Dispensou-nos as suas instalaçõe­s (salas com multimédia a preço zero), e o Sporting de Benguela fez o mesmo, ao ceder-nos a sua quadra de jogos para as aulas práticas”, concluiu. Prosseguin­do, Águeda deixou uma mensagem e um repto: “Correu tudo como previsto. Devo dizer que a primeira semana do curso foi de um grau de dificuldad­e muito elevado. Os próximos candidatos têm de estar bem preparados”, frisou.

No final, Jorge Fernandes, que foi auxiliado pelo compatriot­a António Ferreira, exaltou o nível demonstrad­o pelos técnicos e louvou a iniciativa promovida pela federação de basquetebo­l. “É fundamenta­l dar continuida­de a acções do género. Houve uma grande entrega e interacção de parte a parte”, finalizou.

Dos 16 treinadore­s, realce para a presença de Paulo Macedo, ex-selecciona­dor nacional sénior masculino de basquetebo­l, que conquistou o 11.º título do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2013, na cidade de Abidjan, Costa do Marfim.

Walter Costa, Garcia Domingos, Jacinto Olim “Jabila”, Cesaltino Reis, Manuel Quintino, Fernando Sapalo, Nuno Lopes, Agostinho Figueiredo, dentre outros, foram alguns dos técnicos presentes.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Formandos receberam várias tarefas antes de serem submetidos aos testes finais do curso
JOSÉ SOARES Formandos receberam várias tarefas antes de serem submetidos aos testes finais do curso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola