Trei­na­do­res dão sequên­cia à for­ma­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO - ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

Apre­sen­ta­ção de tra­ba­lhos re­la­ti­vos às su­as ac­ti­vi­da­des diá­ri­as, re­la­tó­ri­os de con­teú­dos de trei­no e pla­ni­fi­ca­ção da épo­ca des­por­ti­va são al­gu­mas das ta­re­fas in­cum­bi­das aos for­man­dos, pe­los pro­fes­so­res por­tu­gue­ses que mi­nis­tram o cur­so de ní­vel III, des­ti­na­do a trei­na­do­res an­go­la­nos can­di­da­tos a adi­ci­o­nar o re­fe­ri­do grau ao cur­rí­cu­lo.

De­pois de uma se­ma­na de au­las prá­ti­cas em pre­sen­ça dos for­ma­do­res, os can­di­da­tos dão ago­ra sequên­cia ao cur­so pro­mo­vi­do pe­la Es­co­la Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Qua­dros de Basquetebol, ins­ti­tui­ção ads­tri­ta à Fe­de­ra­ção An­go­la­na da mo­da­li­da­de (FAB), em par­ce­ria com a Es­co­la Na­ci­o­nal de Basquetebol da (FPB), em sis­te­ma de ví­deo con­fe­rên­cia e tro­ca de cor­res­pon­dên­ci­as por email. Com pe­ri­o­di­ci­da­de de um ano, no fi­nal da ac­ção for­ma­ti­va, os téc­ni­cos sub­me­tem-se a apre­sen­ta­ção de um tra­ba­lho de fim do cur­so pa­ra de­fen­der a no­ta. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal

a di­rec­to­ra da Es­co­la Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Qua­dros de Basquetebol, Águe­da Gomes, apro­vei­tou a opor­tu­ni­da­de pa­ra agra­de­cer e elo­gi­ar os pre­lec­to­res, no­me­a­da­men­te na pes­soa do seu ho­mó­lo­go Jor­ge Fer­nan­des, e tam­bém di­rec­tor do cur­so.

“O Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­co Je­an Pi­a­get de Ben­gue­la foi ex­cep­ci­o­nal con­nos­co.

Dis­pen­sou-nos as su­as ins­ta­la­ções (sa­las com mul­ti­mé­dia a pre­ço ze­ro), e o Spor­ting de Ben­gue­la fez o mes­mo, ao ce­der-nos a sua qua­dra de jo­gos pa­ra as au­las prá­ti­cas”, con­cluiu. Pros­se­guin­do, Águe­da dei­xou uma men­sa­gem e um rep­to: “Cor­reu tu­do co­mo pre­vis­to. De­vo di­zer que a pri­mei­ra se­ma­na do cur­so foi de um grau de di­fi­cul­da­de mui­to ele­va­do. Os pró­xi­mos can­di­da­tos têm de es­tar bem pre­pa­ra­dos”, fri­sou.

No fi­nal, Jor­ge Fer­nan­des, que foi au­xi­li­a­do pe­lo com­pa­tri­o­ta An­tó­nio Fer­rei­ra, exal­tou o ní­vel de­mons­tra­do pe­los téc­ni­cos e lou­vou a ini­ci­a­ti­va pro­mo­vi­da pe­la fe­de­ra­ção de basquetebol. “É fun­da­men­tal dar con­ti­nui­da­de a ac­ções do gé­ne­ro. Hou­ve uma gran­de en­tre­ga e in­te­rac­ção de par­te a par­te”, fi­na­li­zou.

Dos 16 trei­na­do­res, re­al­ce pa­ra a pre­sen­ça de Pau­lo Ma­ce­do, ex-se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal sénior mas­cu­li­no de basquetebol, que con­quis­tou o 11.º tí­tu­lo do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções, Afro­bas­ket´2013, na ci­da­de de Abid­jan, Costa do Mar­fim.

Wal­ter Costa, Gar­cia Do­min­gos, Ja­cin­to Olim “Ja­bi­la”, Ce­sal­ti­no Reis, Ma­nu­el Quin­ti­no, Fer­nan­do Sa­pa­lo, Nu­no Lo­pes, Agos­ti­nho Fi­guei­re­do, den­tre ou­tros, fo­ram al­guns dos téc­ni­cos pre­sen­tes.

JO­SÉ SOARES

For­man­dos re­ce­be­ram vá­ri­as ta­re­fas an­tes de se­rem sub­me­ti­dos aos tes­tes fi­nais do cur­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.