Jornal de Angola

Militares conservam título e hegemonia no continente

- TERESA LUÍS |

Após conquistar no domingo o terceiro título consecutiv­o da Taça dos Clubes Campeões em Ougadogou, capital do Burkina Faso, a equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto regressou ontem a Luanda, com o sentimento do dever cumprido.

A direcção do clube militar, dirigida por Carlos Hendrick, planeia organizar nos próximos dias uma homenagem calorosa às jogadoras. Cientes da responsabi­lidade na defesa do título continenta­l, as agostinas foram a Ougadogou determinad­as a alcançar a meta traçada.

Por causa da falta de estágio para a referida prova, as rubro-negras prepararam-se internamen­te e aproveitar­am os jogos do Campeonato Provincial para ganharem rodagem competitiv­a. Em sete jogos, o 1º de Agosto venceu todos com uma margem consideráv­el de golos. Com uma defesa aguerrida e eficácia nas acções ofensivas, a equipa do Rio Seco passeou classe e evidenciou superiorid­ade em relação às adversária­s.

Inseridas no Grupo preliminar B, na primeira fase, as agostinas derrotaram o Nairobi Watter do Quénia por 48-19, Bandama da Costa do Marfim (44-18), TKC dos Camarões (36-19) e Asel do Congo Brazzavill­e (31-19).

Nos quartos-de-final, o 1º de Agosto venceu o As Onea do Burkina Faso, por 37-10, nas meias-finais o TKC dos Camarões (35-20) e, na final, o Asel do Congo Brazzavill­e (42-25). Na Taça do Clubes Campeões, as militares marcaram 273 golos, sofreram 130, terminaram com saldo positivo de 143 e produziram uma média de 39 golos por partida. O 1º de Agosto ocupou o primeiro lugar do pódio, seguido pelo Asel do Congo Brazzavill­e, FAP e TKC dos Camarões, Nairobi Watter do Quénia, Mikishi do Congo Democrátic­o, AS Onea do Burkina Faso, Aspac do Benin e Bandama da Costa do Marfim. A primeira conquista do título continenta­l de clubes do 1º de Agosto aconteceu em 2014, na Tunísia, com um triunfo diante do Petro de Luanda, por 27-25.

No ano passado, em Marrocos, também venceu o Petro de Luanda, por 23-21. Com esta conquista do 1º de Agosto, Angola conserva a hegemonia continenta­l no sector feminino. O Al Ahly do Egipto é o vencedor na classe masculina, ao derrotar na final o Esperance de Tunis, por 26-23.

 ?? JOSÉ SOARES ?? 1º de Agosto terminou a prova sem derrota
JOSÉ SOARES 1º de Agosto terminou a prova sem derrota

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola