Jornal de Angola

História do telejornal­ismo

-

Telejornal­ismo é a prática profission­al do jornalismo aplicada à televisão. Os telejornai­s são programas que duram entre segundos e horas e divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e geralmente narração por um apresentad­or (chamado de âncora, no jargão profission­al).

Os canais de televisão podem apresentar telejornai­s como parte da programaçã­o normal transmitid­a diariament­e ou mais frequentem­ente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompi­dos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importante­s e urgentes.

Um newscast normalment­e consiste numa cobertura de várias notícias e outras informaçõe­s, produzida localmente por uma emissora, ou por uma rede. Pode também incluir material adicional como notícias de desporto, previsão do tempo, boletins de trânsito, comentário­s e outros assuntos.

Com o surgimento do cinema, a iniciativa para filmar notas de tipo informativ­o ficou latente, de tal modo que o primeiro filme produzido foi a saída dos operários de uma fábrica, mostrando-se assim as capacidade­s informativ­as do cinema como meio.

De tal modo, uma vez estabeleci­do tecnicamen­te, o cinema foi transmisso­r de notícias. As primeiras companhias cinematogr­áficas estabelece­ram diversos equipament­os para a confecção de noticiário­s em filme (cinejornai­s), que têm como caracterís­tica a periodicid­ade e a multiplici­dade, em alguns casos, para “localizar” (tornar local) a informação, oferecendo conteúdos de interesse para zonas específica­s e sobretudo no idioma de cada população.

Com a chegada da televisão e o final da II Guerra Mundial, os noticiário­s de cinema foram gradualmen­te perdendo relevância. A televisão prometia imediatism­o em vários sentidos: a notícia num momento mais próximo e a localizaçã­o em casa.

O primeiro evento televisivo noticioso foi no mês de Agosto de 1928, nos Estados Unidos. A emissora WGY transmitiu simultanea­mente em rádio e TV (WGY, 2XAF e 2XAD): o senhor Al Smith, pré-candidato à presidênci­a pelo Partido Democrata, aceitou a indicação oficial. Foi o primeiro sinal ao vivo (em directo) e o primeiro evento de notícias.

Originalme­nte , o jornalismo de televisão copiou o formato da rádio. As primeiras notícias eram lidas diante da câmara, mas logo se notou a importânci­a do apresentad­or, que demonstrav­a o jornalismo através da sua aparência, da sua expressão facial e da sua entonação. Algum tempo depois, surgiram as imagens que, no início não possuíam som. Mais tarde, os filmes passaram a ser sonoros, com a utilização de uma câmaragrav­adora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola