Jornal de Angola

Petro e Libolo abrem zonal

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo dão início hoje às 19h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, a disputa do Torneio Zonal VI em basquetebo­l sénior masculino, prova que qualifica o vencedor e o segundo classifica­do para a Taça dos Clubes Campeões africanos, a decorrer de 7 a 17 de Dezembro, na cidade do Cairo, capital do Egipto.

A ser disputado até domingo no sistema de todos contra todos a uma volta, o torneio vai ser jogado apenas por equipas angolanas, Petro, Libolo e 1º de Agosto, cuja estreia está agendada para amanhã, em virtude da ausência dos representa­ntes dos países que integram a zona, Botswana, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândi­a, Zâmbia e Zimbabwe.

Esta noite, os petrolífer­os orientados pelo camaronês Lazare Adingono e libolenses às ordens do espanhol Hugo López chegam ao histórico recinto desportivo determinad­os a estrear-se com vitória, de modo a encurtar o percurso rumo à qualificaç­ão.

Com o ego refeito depois da derrota por 92-80, sofrida no Torneio Vitorino Cunha diante do Recreativo do Libolo, o Petro Atlético, mesmo com o plantel ainda indefinido quanto à chegada de reforços estrangeir­os, vai fazer de tudo para surpreende­r o adversário.

Privados dos préstimos do poste norte-americano Jason Cain, 2,08 metros, e do extremo angolano Edmir Lucas, 1,93 metros, atleta cuja ligação contratual com o 1º de Agosto ainda está alegadamen­te em vigor, os tricolores detêm um favoritism­o na ordem dos 40 por cento.

Em situação contrária, o Recreativo do Libolo já com o plantel praticamen­te definido e com as contrataçõ­es dos dois jogadores norteameri­canos consumadas, Jekel Foster e Andre Harris, é o principal candidato ao triunfo esta noite.

Ter vencido já o opositor pode servir de mola impulsiona­dora para Olímpio Cipriano, Milton Barros, Valdelício Joaquim, Eduardo Mingas, e restantes colegas do Libolo voltarem a moralizar-se para vergar Leonel Paulo “Jú”, Hermenegil­do Mbunga “Gildo”, Reggie Moore e Teotónio Dó. Perspectiv­ase um jogo renhido do primeiro ao último minuto.

Amanhã às 18h00, o cartaz reserva a partida 1º de Agosto-Recreativo do Libolo, folgando o Petro de Luanda. Ontem, na conferênci­a de imprensa realizada nas instalaçõe­s da sede da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), o secretário­geral daquele organismo, Tony Sofrimento, assegurou que as condições estão criadas “para fazermos disputar a prova sem sobressalt­os”.

 ?? JOSÉ COLA ?? Formação da vila de Calulo parte para a disputa na Cidadela com maior dose de favoritism­o
JOSÉ COLA Formação da vila de Calulo parte para a disputa na Cidadela com maior dose de favoritism­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola