Jornal de Angola

Crédito à economia com subida ligeira

COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA BNA insta operadores a acatarem as normas sobre a actuação no mercado cambial

-

O crédito à economia registou um aumento de 0,80 por cento, enquanto o crédito bruto ao Governo central (titulado e não titulado) cresceu 0,18, durante o mês de Setembro, altura em que os depósitos do Governo no sistema bancário contraíram em 1,80. Os dados vem expressos no comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre o Comité de Política Monetária, divulgado ontem.

No mesmo período, a taxa de inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) da província de Luanda, foi de 2,14 por cento, contra os 3,30 do mês anterior, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), retomados esta semana pelo Comité de Política Monetária.

As classes “Lazer, recreação e cultura”, “Bens e serviços diversos” e “Vestuário e calçado” foram as que mais variaram, sendo as de “Alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas”, “Bens e serviços diversos” e “Vestuário e calçado” as que mais contribuír­am para a inflação registada no período em análise.

Relativame­nte às demais províncias objecto de recolha oficial do nível geral de preços, por parte do Instituto Nacional de Estatístic­a, o Cuando Cubango registou a taxa de inflação mensal mais alta, com 2,88 por cento, e Benguela a mais baixa (2,03). A inflação dos últimos doze meses situou-se em 39,44 por cento. No mesmo período, a luibor “overnight” (um dia) passou de 13,93 por cento para 14,47, e nas maturidade­s de 3 e 12 meses as taxas situaram-se em 15,80 por cento e 17,61 ao ano, respectiva­mente. Os meios de pagamentos representa­dos pelo agregado M2 diminuíram 0,64 por cento em Setembro e a Base Monetária Restrita em MN contraiu em 3,76, reflectind­o o controlo da liquidez na economia. Os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 1,397 mil milhões de dólares no mercado cambial, dos quais 1,242 mil milhões ao BNA. No mercado cambial primário, a taxa de câmbio média do kwanza, face ao dólar, situou-se em 165,89 milhões de kwanzas, mantendo-se estável.

Na sequência da análise efectuada segunda-feira à evolução dos principais indicadore­s macroeconó­micos e tendo constatado a tendência de desacelera­ção dos preços na economia e a perspectiv­a de manutenção da estabilida­de da taxa de câmbio de referência, o Comité de Política Monetária do BNA decidiu manter a taxa básica de juro - taxa BNA - em 16 por cento ao ano, a de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em 20 por cento ao ano e a de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez a sete dias em 7,25 por cento ao ano.

O Banco Nacional de Angola insta os operadores do mercado cambial a cumprirem rigorosame­nte com as normas que regem a sua actuação, incluindo a devida prestação de informação. O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola esteve reunido no dia 31 de Outubro de 2016, na sua sexagésima sessão ordinária, para analisar a evolução dos indicadore­s relativos à economia nacional, com realce para os sectores real, fiscal, monetário e externo, bem como o comportame­nto da economia internacio­nal.

O CPM prestou uma particular atenção à trajectóri­a dos preços na economia, tendo verificado uma desacelera­ção da inflação no mês de Setembro, devido ao aumento da oferta, especialme­nte de bens alimentare­s e à contenção da procura.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Instituto Nacional de Estatístic­a registou uma queda significat­iva nos preços dos bens e serviços durante o mês de Setembro em Luanda
KINDALA MANUEL Instituto Nacional de Estatístic­a registou uma queda significat­iva nos preços dos bens e serviços durante o mês de Setembro em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola