ONU faz ape­lo à re­con­ci­li­a­ção

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Se­cre­tá­rio-Ge­ral ad­jun­to das Na­ções Uni­das, Jan Eli­as­son, ape­lou na sex­ta-fei­ra aos cen­tro-afri­ca­nos pa­ra es­co­lhe­rem a via da re­con­ci­li­a­ção pa­ra re­cons­truí­rem a Re­pú­bli­ca Cen­tro-Afri­ca­na (RCA) e su­bli­nhou que a vi­o­lên­cia nun­ca foi uma “so­lu­ção du­ra­dou­ra”.

“Em 40 anos de di­plo­ma­cia, eu nun­ca vi a vi­o­lên­cia con­du­zir a uma so­lu­ção du­ra­dou­ra”, acres­cen­tou o Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU quan­do fa­la­va com a im­pren­sa no ter­mo da sua vi­si­ta de 48 ho­ras à RCA.

Na oca­sião, Jan Eli­as­son ci­tou o exem­plo do Ru­an­da que op­tou pe­la re­con­ci­li­a­ção após o ge­no­cí­dio de 1994 e que re­gis­ta, des­de en­tão, uma evo­lu­ção so­ci­al e eco­nó­mi­ca im­por­tan­te. Du­ran­te a sua es­ta­da, Jan Eli­as­son foi re­ce­bi­do pe­lo Pre­si­den­te cen­tro-afri­ca­no, Faus­tin Ar­chan­ge Tou­a­dé­ra, dis­cur­sou na As­sem­bleia Na­ci­o­nal e avis­tou-se igual­men­te com re­pre­sen­tan­tes da so­ci­e­da­de ci­vil e a pla­ta­for­ma re­li­gi­o­sa. Par­ti­ci­pou igual­men­te nu­ma reu­nião de tra­ba­lho so­bre o De­sar­ma­men­to, Des­mo­bi­li­za­ção e Rein­te­gra­ção (DDR) or­ga­ni­za­da pe­la Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca e des­lo­cou-se ao PK5, um bair­ro de Ban­gui, on­de re­cen­te­men­te ocor­re­ram con­fron­tos mor­tí­fe­ros. O di­ri­gen­te da ONU dis­se ter no­ta­do, du­ran­te a sua vi­si­ta, “a ten­são e uma ten­dên­cia à po­la­ri­za­ção”. Mas, afir­mou dei­xar Ban­gui “es­pe­ran­ça­do”, tran­qui­li­zan­do os cen­tro-afri­ca­nos que as Na­ções Uni­das e a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal es­tão do seu la­do e que se com­pro­me­tem a aju­dá-los, ape­sar da am­pli­tu­de des­ta ta­re­fa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.