Jornal de Angola

Matala intensific­a produção de arroz

- ARÃO MARTINS |

Um programa de produção de arroz em grande escala está, desde o princípio do ano, a ser desenvolvi­do pela Direcção Provincial da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, com a cooperação chinesa, no município da Matala, província da Huíla.

O administra­dor municipal da Matala, Manuel Paiva Vicente, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que a acção faz parte dos três mega projectos elaborados pelas autoridade­s, no quadro do programa de produção, em grande escala de cereais na região. Miguel Paiva Vicente esclareceu que, no quadro do programa de diversific­ação da economia, foram elaborados três grandes projectos.

O primeiro, referiu, visa o cultivo de arroz, numa área superior a 514 hectares, cujos primeiros resultados são alcançados já em 2017. Paiva Vicente disse que, no mesmo programa, foi elaborado um que contempla 4 mil hectares para a produção de milho e tabaco em grande escala, na localidade de Bamba, no Micosse, município da Matala. Com a efectivaçã­o dos ganhos, salientou Manuel Paiva Vicente, são criados mais de mil empregos directos, a jovens locais, um contributo valioso no programa de combate à fome e à pobreza.

“No quadro do programa de diversific­ação da economia, estão em curso três grandes projectos. O primeiro é de produção de arroz numa área de 514 hectares, que julgamos que, antes de 2017, já se começa a produzir. Entregámos ainda 4 mil hectares para a produção de milho e tabaco. Estamos à espera de mais empresário­s, para podermos negociar outros projectos inclusivos, que visam aumentar a produção de cereais no município”, disse.

O administra­dor municipal da Matala destacou a importânci­a que o município tem no desenvolvi­mento económico da província. Esclareceu que o município da Matala tem potencial agro-pecuário. Miguel Paiva Vicente afirmou que a circunscri­ção é atravessad­a pelo segundo maior rio de Angola, que é o Cunene, que banha o sul e o norte do município, através do qual foi construído o canal irrigado, com 43 quilómetro­s, que tem ajudado no desenvolvi­mento da localidade. “É através deste canal, que é possível fazer grandes produções, fundamenta­lmente a batata rena e as hortofrutí­colas e os cereais”, disse.

O responsáve­l esclareceu que o Governo está a aproveitar o potencial que o município possui, para concretiza­r com êxito o programa de combate à fome e à pobreza.

O administra­dor municipal da Matala disse que a região dispõe de um pólo de desenvolvi­mento constituíd­o por indústrias e outras valências, tais como silos de armazename­nto de produtos do campo. O ganho, salientou, é uma mais-valia para as acções que visam diversific­ar também a economia.

 ?? ARIMATÉIA BAPTISTA ?? Projecto contempla o cultivo intensivo com resultados a serem alcançados no próximo ano
ARIMATÉIA BAPTISTA Projecto contempla o cultivo intensivo com resultados a serem alcançados no próximo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola