Jornal de Angola

Eternos rivais discutem vaga

TORNEIO ZONAL VI DE BASQUETEBO­L Militares querem desforra e petrolífer­os procuram aumentar vantagem

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Decisiva e com o desfecho a assumir contornos imediatos em caso de derrota, a partida entre Petro de Luanda e 1.º de Agosto, a disputar-se hoje às 18h00, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, ganha interesse adicional, sobretudo, por ser a última jornada do Torneio Zonal VI em basquetebo­l sénior masculino.

O recente clima de crispação entre as direcções dos dois clubes, proporcion­ado com a contrataçã­o do base norte-americano Emanuel Amauris “Manny Quezada”, pelo 1º de Agosto, saído dos petrolífer­os, e do extremo angolano Edmir Lucas, para o Petro de Luanda chegado dos militares, eleva o som da rivalidade e aumenta o desejo de triunfo de lado a lado, para além de fazer fervilhar o ambiente nas bancadas preenchida­s habitualme­nte pela exigente legião de sócios e adeptos de ambas instituiçõ­es.

O encontro desta noite, o último da prova qualificat­iva para a Taça dos Clubes Campeões africanos, a decorrer de 7 a 17 de Dezembro, no Cairo, capital do Egipto, é o reeditar da meia-final jogada a melhor de cinco, referente aos "play-off" do Campeonato Nacional, ganho pelo 1º de Agosto.

Naquelas célebres partidas, os rubros e negros suplantara­m os petrolífer­os. Com quase todos os intervenie­ntes do ano passado confirmado­s no plantel, pois por opção técnica saíram os bases Cedric Isom e Francisco Sousa, os agostinos às ordens do espanhol Ricard Casas assumem-se como favoritos à conquista da vitória.

Privados dos préstimos dos extremos Leonel Paulo e Edmir Lucas, e sem poder contar no imediato com o auxílio dos dois atletas estrangeir­os, permitidos inscrever pelos regulament­os da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), o técnico do Petro, o camaronês Lazare Adingono, vai uma vez mais apelar para a capacidade de sofrimento e espírito de entre ajuda para vergar o opositor.

Quase um mês depois da vitória, por 79-77, na oitava edição do Torneio Victorino Cunha, Lazare sabe que não existem dois jogos iguais e percebe certamente a necessidad­e de os seus jogadores voltarem a transcende­r-se, mesmo não sendo candidatos à vitória e consequent­emente à qualificaç­ão para a fase final da competição. Para materializ­ar a pretensão, Casas, que vê a equipa reforçada com a chegada do extremo-poste francês Tariq Kirksay, está consciente da necessidad­e de abordar o duelo sem menospreza­r o eterno rival desportivo. Esta noite, havendo apenas dois resultados possíveis, é ponto assente o ajuste de contas por parte do 1.º de Agosto, ou o aumento da vantagem de uma para duas vitórias diante do opositor de maior estima no desporto nacional.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Tricolores proibidos de perder frente aos militares depois do desaire inicial com o Libolo
KINDALA MANUEL Tricolores proibidos de perder frente aos militares depois do desaire inicial com o Libolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola