Jornal de Angola

D’Agosto faz festa

GIRABOLA ZAP “FECHA CORTINAS”

- ANTÓNIO DE BRITO|

O Petro de Luanda conservou, ontem, o segundo lugar no campeonato ao derrotar o 1º de Agosto, por 10, na partida de encerramen­to do Girabola Zap. A formação petrolífer­a entrou melhor na partida, com um futebol envolvente e bonito, não deixando o 1º de Agosto pensar o jogo, nem sair para o contra-ataque. O único golo do jogo foi apontado pelo brasileiro Tiago Azulão aos 33 minutos. Os militares receberam as faixas de campeão.

O Petro de Luanda conservou, ontem, o segundo lugar no campeonato ao vencer no clássico dos clássicos o 1º de Agosto, por 1-0, no Estádio Nacional 11 Novembro, em partida referente à 30ª e última jornada do nacional de futebol da primeira divisão, Girabola Zap, prova que movimentou nove províncias durante dez meses.

A formação petrolífer­a entrou melhor na partida, com um futebol envolvente e bonito, não deixando o 1º de Agosto pensar o jogo, nem sair para o contra-ataque. Actuando pelas faixas e a procurar cruzamento­s constantes, a defensiva dos visitantes teve muito trabalho para parar o ímpeto ofensivo dos visitados.

Pressionad­os a vencer para conservar o segundo lugar da prova, os tricolores do Eixo Viário lutavam pela vida para garantir os três pontos no clássico com os militares do Rio Seco. Roberto Bianchi optou pelo sistema táctico (4-5-1), não muito comum no Petro, em detrimento do habitual (4-4-2), que resultou no empate sem golos diante do Benfica de Luanda.

No 1º de Agosto, o técnico Dragan Jovic manteve-se fiel ao tradiciona­l (4-4-2), que levou a equipa à conquista do décimo título do Girabola. Para travar o ascendente dos petrolífer­os, os rubros e negros controlara­m o jogo e passaram atacar mais vezes a baliza de Gerson. Aos 17 e 18 minutos, Gelson e Ary Papel desperdiça­ram situações claras de golo. Num jogo de parada e resposta, Petro de Luanda e 1º de Agosto dignificar­am espectácul­o.

Aos 30 minutos, Ibukun com o guarda-redes Gerson batido não fez o golo inaugural. Volvidos três minutos, a equipa de Roberto Bianchi adiantou-se no marcador através de Tiago Azoulão, na conclusão de um pontapé de canto. Os centrais militares distraíram-se na marcação ao avançado brasileiro, que cabeceou sem oposição.

A segunda parte começa com o Petro mais afoito, mas o fulgor inicial durou apenas cinco minutos, até que o 1º de Agosto voltou a controlar a partida. A bola voltou a circular na maioria das vezes no meio campo dos petrolífer­os. Em desvantage­m no marcador, o 1º de Agosto procurou a todo o custo o tento da igualdade. Dragan Jovic apostou em Geraldo, Romarique e Gogoró para os lugares de Paizo,Jumisse e Buá. De modo a defender o resultado, Roberto Bianchi lançou Mateus, Fabrício e Diógenes, ocupando as vagas de Job,Tiago Azoulão e Mabiná.

Assistiu-se a uma partida emotiva e “electrizan­te”, com vitória indiscutív­el do Petro. Gelson e Ary Papel efectuaram o último jogo com a camisola do 1º de Agosto. O melhor marcador do Girabola, com 23 tentos apontados, vai transferir-se para o Sporting Clube de Portugal, ao passo que o segundo artilheiro deve rumar para a Tunísia ou reforçar o Arouca de Portugal, orientado pelo luso angolano Lito Vidigal.

No final do jogo, o 1º de Agosto recebeu o troféu e as faixas de campeão nacional da temporada futebolíst­ica de 2016.

À semelhança do ano passado, o ASA garantiu a permanênci­a no campeonato, ao vencer o 4 de Abril, por 2-0, relegando a equipa de João Machado para a II Divisão. AAcadémica do Lobito também confirmou a manutenção, ao vencer o Interclube, por 2-1, em pleno estádio 22 de Junho. No Estádio do Ferrovia, o Desportivo da Huíla recebeu e derrotou o Recreativo do Libolo, por 21, deixando o bicampeão na terceira posição. O Progresso Sambizanga perdeu frente ao Benfica de Luanda, por 2-3, no Estádio Nacional da Cidadela. O Sagrada venceu o Porcelana, por 3-0, enquanto o 1º de Maio despediu-se com vitória (3-2) frente ao Recreativo da Caála. Sexta-feira, na abertura da ronda, o Kabuscorp perdeu (0-2) diante do Progresso da Lunda Sul.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Avançado Gelson foi o artilheiro da prova
KINDALA MANUEL Avançado Gelson foi o artilheiro da prova
 ?? KINDALA MANUEL ?? Petro de Luanda derrota arqui-rival (1-0) num clássico sem influência na decisão do título de campeão que ficou com o 1º de Agosto
KINDALA MANUEL Petro de Luanda derrota arqui-rival (1-0) num clássico sem influência na decisão do título de campeão que ficou com o 1º de Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola