Aus­cul­ta­ção aos par­ti­dos pa­ra me­lhor de­sem­pe­nho

Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio reú­ne com re­pre­sen­tan­tes das for­ma­ções po­lí­ti­cas

Jornal de Angola - - PARTADA - BERNARDINO MANJE |

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio e re­pre­sen­tan­tes de par­ti­dos po­lí­ti­cos com e sem as­sen­to par­la­men­tar man­tém ho­je um en­con­tro de tra­ba­lho pa­ra ava­li­ar o an­da­men­to do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral e es­cla­re­cer even­tu­ais dú­vi­das. A re­a­li­za­ção des­se en­con­tro cons­ta do ca­len­dá­rio de reu­niões so­bre o re­gis­to elei­to­ral es­ta­be­le­ci­do pe­lo MAT. Na sex­ta-fei­ra, a reu­nião foi com os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais de Lu­an­da e foi ori­en­ta­da pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais, Adão de Al­mei­da. O pro­ces­so de­cor­re sem gran­des so­bres­sal­tos, mas os par­ti­dos po­lí­ti­cos têm re­cla­ma­do de si­tu­a­ções pon­tu­ais que o MAT já se pre­dispôs em cor­ri­gir com a co­la­bo­ra­ção tam­bém dos pró­pri­os par­ti­dos po­lí­ti­cos. A UNITA re­cla­ma da fal­ta de in­for­ma­ção so­bre o des­do­bra­men­to das bri­ga­das de re­gis­to elei­to­ral aos fis­cais e se mos­tra pre­o­cu­pa­da com ati­tu­de de al­guns ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais de re­co­lhe­rem da­dos do car­tão de elei­tor de fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos. Es­sa in­qui­e­ta­ção é par­ti­lha­da pe­la CA­SA-CE que le­va pa­ra a reu­nião de ho­je ou­tra pre­o­cu­pa­ção re­la­ci­o­na­da com a lo­gís­ti­ca dos fis­cais dos par­ti­dos po­lí­ti­cos quan­do nas des­lo­ca­ções pa­ra áre­as de di­fí­cil aces­so. No en­con­tro com os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais de Lu­an­da, o di­rec­tor pa­ra as Tec­no­lo­gi­as e Apoio aos Pro­ces­sos Elei­to­rais do MAT re­ve­lou que mais de três mi­lhões e oi­to­cen­tos mil ci­da­dãos já ti­nham fei­to a ac­tu­a­li­za­ção dos seus da­dos elei­to­rais, e se­te mil efec­tu­a­ram o seu re­gis­to pe­la pri­mei­ra vez, des­de que co­me­çou o pro­ces­so.

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio reú­ne ho­je, em Lu­an­da, com re­pre­sen­tan­tes de par­ti­dos po­lí­ti­cos pa­ra ava­li­ar o an­da­men­to do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral e es­cla­re­cer even­tu­ais dú­vi­das.

O en­con­tro sur­ge no cum­pri­men­to do ca­len­dá­rio de reu­niões que o Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio es­ta­be­le­ceu so­bre o re­gis­to elei­to­ral. Na sex­ta-fei­ra, a reu­nião foi com os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais de Lu­an­da e foi ori­en­ta­da pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais, Adão de Al­mei­da.

A UNITA fa­la em fal­ta de in­for­ma­ção so­bre o des­do­bra­men­to das bri­ga­das de re­gis­to elei­to­ral aos fis­cais e que es­ta se­rá uma das prin­ci­pais in­qui­e­ta­ções a se­rem apre­sen­ta­das ho­je na reu­nião.

Além da “fal­ta de in­for­ma­ção so­bre o des­do­bra­men­to das bri­ga­das”, a UNITA diz es­tar pre­o­cu­pa­da com a su­pos­ta re­co­lha de da­dos do car­tão de elei­tor dos fun­ci­o­ná­ri­os da fun­ção pú­bli­ca, ac­to su­pos­ta­men­te pra­ti­ca­do por al­guns ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais.

O se­cre­tá­rio da pre­si­dên­cia da UNITA pa­ra os As­sun­tos Elei­to­rais, Vitorino Nhany, dis­se on­tem ao Jor­nal de An­go­la que es­ta e ou­tras pre­o­cu­pa­ções já ti­nham si­do apre­sen­ta­das, há cer­ca de um mês, ao mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sou­sa, “mas al­gu­mas prá­ti­cas ain­da con­ti­nu­am”.

A não en­tre­ga, em al­guns ca­sos, do ta­lão de con­fir­ma­ção da re­a­li­za­ção do re­gis­to ou ac­tu­a­li­za­ção elei­to­ral é ou­tro as­sun­to que pre­o­cu­pa a UNITA e quer ver es­cla­re­ci­do ho­je, du­ran­te o en­con­tro com a di­rec­ção do MAT. “Ama­nhã (ho­je) va­mos ou­vir o de­sen­vol­vi­men­to do pro­ces­so (do re­gis­to elei­to­ral) du­ran­te o mês de Ou­tu­bro, mas tam­bém es­pe­ra­mos que se­jam en­con­tra­das so­lu­ções so­bre os pro­ble­mas que ain­da se re­gis­tam”, dis­se Vitorino Nhany.

Por sua vez, a CA­SA-CE quer sa­ber co­mo fi­ca a ques­tão da lo­gís­ti­ca dos fis­cais dos par­ti­dos no ca­so de ha­ver ne­ces­si­da­de des­tes se des­lo­ca­rem pa­ra uma zo­na de di­fí­cil aces­so. “Já se sa­be que o trans­por­te dos bri­ga­dis­tas pa­ra as áre­as de di­fí­cil aces­so vai ser fei­to por mei­os aé­re­os. A ques­tão que se co­lo­ca ago­ra é sa­ber co­mo é que os fis­cais se vão des­lo­car, co­mo é a sua hos­pe­da­gem”, ques­ti­o­nou Ma­nu­el Fer­nan­des, vi­ce-pre­si­den­te da CA­SA-CE pa­ra os As­sun­tos Po­lí­ti­cos e Elei­to­rais.

A for­ma­ção po­lí­ti­ca li­de­ra­da por Abel Chi­vu­ku­vu­ku par­ti­lha da pre­o­cu­pa­ção da UNITA re­la­ti­va­men­te à re­co­lha dos da­dos elei­to­rais de ci­da­dãos já re­gis­ta­dos. “O que se pre­ten­de com es­te ti­po de ac­tos?”, per­gun­tou Ma­nu­el Fer­nan­des, que es­pe­ra por es­cla­re­ci­men­tos dos res­pon­sá­veis do MAT. A FNLA de­fen­de o in­cre­men­to da cam­pa­nha de in­for­ma­ção so­bre o re­gis­to elei­to­ral, pois, diz, mui­tos ci­da­dãos ain­da não sa­bem bem qu­ais são os re­qui­si­tos pa­ra se pro­ce­der ao re­gis­to.

Mais in­for­ma­ção

O se­cre­tá­rio pa­ra a In­for­ma­ção do par­ti­do, Jo­veth Sou­sa, dis­se ter co­nhe­ci­men­to de ca­sos de pes­so­as que fo­ram fa­zer o re­gis­to ou ac­tu­a­li­za­ção elei­to­ral le­van­do con­si­go tam­bém car­tões de elei­tor de fa­mi­li­a­res ou vi­zi­nhos seus que se en­con­tra­vam in­dis­po­ní­veis na­que­le mo­men­to. “To­da a gen­te de­via sa­ber que o re­gis­to elei­to­ral é pre­sen­ci­al. Is­so só pro­va que a in­for­ma­ção so­bre o pro­ces­so ain­da é in­su­fi­ci­en­te”, con­si­de­rou Jo­veth Sou­sa, que de­fen­deu o in­cre­men­to da cam­pa­nha de in­for­ma­ção, nu­ma ac­ção em que, su­bli­nhou, a co­mu­ni­ca­ção so­ci­al de­ve de­sem­pe­nhar um pa­pel fun­da­men­tal.

O PDP-ANA de­fen­de a ins­ta­la­ção de bri­ga­das de re­gis­to nos pon­tos de mai­or con­cen­tra­ção po­pu­la­ci­o­nal. O pre­si­den­te des­te par­ti­do sem re­pre­sen­ta­ção par­la­men­tar, Si­mão Ma­ka­zu, apon­tou al­gu­mas áre­as do Mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, em Lu­an­da, on­de de­via ha­ver bri­ga­das. Tra­ta-se da pra­ça do bair­ro “Boa fé” e a área da “Pon­te Par­ti­da”, pró­xi­mo da Ca­deia de Vi­a­na.

Si­mão Ma­ka­zu su­ge­re a trans­fe­rên­cia da bri­ga­da que es­tá jun­to à em­pre­sa “En­ge­via”, na Via Ex­pres­so Ca­cu­a­co-Ben­fi­ca, pa­ra o bair­ro “Mu­cu­lan­go­la”. Aque­la bri­ga­da, dis­se, es­tá pra­ti­ca­men­te às mos­cas, quan­do a lo­ca­li­da­de de Mu­cu­lan­go­la cla­ma por um pos­to de re­gis­to.

O pre­si­den­te do PDP-ANA quei­xou-se tam­bém do fac­to de, até ao mo­men­to, não te­rem si­do ain­da cre­den­ci­a­dos os fis­cais do seu par­ti­do na Pro­vín­cia do Uí­ge. “Sem­pre que pro­cu­ra­mos pe­las en­ti­da­des que nos de­vem cre­den­ci­ar, es­tas nun­ca es­tão pre­sen­tes. Ora es­tão num sí­tio ora no ou­tro e a si­tu­a­ção ar­ras­ta­se até ago­ra”, dis­se.

Nú­me­ros do pro­ces­so

O di­rec­tor pa­ra as Tec­no­lo­gi­as e Apoio aos Pro­ces­sos Elei­to­rais do MAT, An­tó­nio Le­mos, in­for­mou na sex­ta-fei­ra que mais de três mi­lhões e oi­to­cen­tos mil ci­da­dãos já ti­nham ac­tu­a­li­za­do os seus da­dos elei­to­rais e se­te mil efec­tu­a­ram o seu re­gis­to pe­la pri­mei­ra vez, des­de que co­me­çou a se­gun­da fa­se do pro­ces­so, no dia 28 de Ou­tu­bro.

Em to­do país pros­se­gue o re­gis­to elei­to­ral dos ci­da­dãos, que de­vem vo­tar nas elei­ções ge­rais agen­da­das pa­ra o pró­xi­mo ano. Na Pro­vín­cia do Zai­re, o pri­mei­ro se­cre­tá­rio do MPLA ma­ni­fes­tou sa­tis­fa­ção pe­lo an­da­men­to do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to na re­gião.

Paulo Pom­bo­lo, que fa­la­va aos jor­na­lis­tas no ter­mo da vi­si­ta de tra­ba­lho par­ti­dá­rio de al­gu­mas ho­ras ao fron­tei­ri­ço mu­ni­cí­pio de Ma­que­la do Zom­bo, 310 qui­ló­me­tros a nor­te da ci­da­de do Uí­ge, elo­gi­ou o tra­ba­lho dos pri­mei­ros se­cre­tá­ri­os dos co­mi­tés de ac­ção do par­ti­do.

“Saio de Ma­que­la do Zom­bo sa­tis­fei­to, so­bre­tu­do pe­lo ár­duo tra­ba­lho que es­tá a ser de­sen­vol­vi­do pe­los pri­mei­ros se­cre­tá­ri­os dos co­mi­tés de ac­ção do par­ti­do, em ter­mos de mo­bi­li­za­ção dos mi­li­tan­tes e po­pu­la­ção em ge­ral pa­ra o re­gis­to”, re­fe­riu Paulo Pom­bo­lo, sa­li­en­tan­do que as es­tru­tu­ras de ba­se do MPLA de­vem efec­tu­ar o con­tro­lo dos mi­li­tan­tes, que já fi­ze­ram a pro­va de vi­da.

Pa­ra Paulo Pom­bo­lo os fis­cais das or­ga­ni­za­ções po­lí­ti­cas con­cor­ren­tes às elei­ções de­vem acom­pa­nhar to­do o pro­ces­so elei­to­ral.

O po­lí­ti­co re­go­zi­jou-se com a or­ga­ni­za­ção das di­fe­ren­tes es­tru­tu­ras de ba­se, às qu­ais de­se­jou su­ces­sos e mais tra­ba­lho com vis­ta a mo­bi­li­za­ção de mais mi­li­tan­tes, sim­pa­ti­zan­tes e ami­gos do par­ti­do pa­ra o pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção de da­dos e re­gis­to elei­to­ral.

Du­ran­te a sua es­ta­da em Ma­que­la do Zom­bo, Paulo Pom­bo­lo, vi­si­tou o Co­mi­té de sec­tor do Kin­ti­no e reu­niu com os pri­mei­ros e se­gun­dos se­cre­tá­ri­os dos Co­mi­tés de Ac­ção e de Sec­tor do Par­ti­do na mu­ni­ci­pa­li­da­de.

Cu­an­do Cu­ban­go

Mais de 80 mil ci­da­dãos de am­bos os se­xos na pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go pro­ce­de­ram, de Agos­to ao pre­sen­te mês, a ac­tu­a­li­za­ção de re­si­dên­cia, pro­va de vi­da, re­gis­to pe­la pri­mei­ra vez, no âm­bi­to do pro­ces­so de Re­gis­to Elei­to­ral.

Os da­dos fo­ram avan­ça­dos es­ta sex­ta-fei­ra, em Me­non­gue, pe­lo di­rec­tor pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos, Jo­sé Mar­tins, quan­do fa­la­va so­bre o pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral em cur­so no país. Jo­sé Mar­tins in­for­mou que o pro­ces­so elei­to­ral na pro­vín­cia en­vol­ve um to­tal de 217 bri­ga­dis­tas, a acres­cen­tou que des­de Ou­tu­bro úl­ti­mo foi ins­ta­la­do um pos­to fi­xo pa­ra fa­zer a ac­tu­a­li­za­ção e emis­são de car­tões.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos in­for­mou que a par­tir de ama­nhã es­ta­rão aber­tos mais 15 pos­tos de re­gis­to, uma vez que de­cor­re a for­ma­ção pa­ra os che­fes de bri­ga­das. Pa­ra a trans­pa­rên­cia do pro­ces­so, ex­pli­cou, as bri­ga­das são acom­pa­nha­das por 187 fis­cais de to­dos os par­ti­dos re­pre­sen­ta­dos no Par­la­men­to.

SANTOS PE­DRO

Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio e par­ti­dos po­lí­ti­cos pro­ce­dem ho­je à ava­li­a­ção do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral em cur­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.