Sol­da­do fran­cês mor­re ví­ti­ma de mi­na

Re­bel­des exi­bem ví­deo com ci­vis exe­cu­ta­dos sob acu­sa­ção de trai­ção

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um mi­li­tar fran­cês mor­reu ao ten­tar de­sac­ti­var uma mi­na na ma­dru­ga­da de on­tem no Nor­te do Ma­li, on­de vá­ri­os gru­pos ex­tre­mis­tas de­sen­vol­vem ac­ti­vi­da­des de sa­bo­ta­gem e as­sal­tos a ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e ci­vis.

O sol­da­do es­ta­va in­te­gra­do na ope­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal li­de­ra­da pe­la Fran­ça, no âm­bi­to de um acor­do de paz as­si­na­do em 2015.

O gru­po ex­tre­mis­ta An­sar Di­ne, li­de­ra­do pe­lo ma­li­a­no Iyad Ag Ghaly e vin­cu­la­do à Al-Qa­e­da, rei­vin­di­cou o ata­que nas re­des so­ci­ais e as­se­gu­rou que foi pro­ta­go­ni­za­do a cer­ca de 60 qui­ló­me­tros da ci­da­de de Ki­dal, no nor­te do país.

Se­gun­do um co­mu­ni­ca­do do Mi­nis­té­rio de De­fe­sa fran­cês, dois veí­cu­los per­ten­cen­tes a uma ca­ra­va­na lo­gís­ti­ca da for­ça de in­ter­ven­ção Barkha­ne so­fre­ram um ata­que quan­do cir­cu­la­vam a Nor­des­te de Ki­dal, no cum­pri­men­to de uma ope­ra­ção de ro­ti­na.

A ex­plo­são de uma mi­na cau­sou a mor­te de um ofi­ci­al e fe­ri­men­tos li­gei­ros em um sol­da­do.

Al Qa­e­da

A or­ga­ni­za­ção ter­ro­ris­ta Al Qa­e­da no Ma­greb Is­lâ­mi­co (AQMI) di­vul­gou um ví­deo da exe­cu­ção de dois ma­li­a­nos acu­sa­dos de co­la­bo­rar com as for­ças fran­ce­sas no Ma­li.

O ví­deo mos­tra a exe­cu­ção pú­bli­ca de dois ho­mens, apre­sen­ta­dos com os no­mes de Moha­med Ould Beih e El Hus­sein, num lo­cal não iden­ti­fi­ca­do. O pri­mei­ro era acu­sa­do de ter re­ce­bi­do di­nhei­ro pa­ra re­cru­tar in­for­ma­do­res e o se­gun­do de ter de­nun­ci­a­do de­pó­si­tos de ar­mas dos ex­tre­mis­tas a mi­li­ta­res fran­ce­ses e ao gru­po de efec­ti­vos in­te­gra­dos na for­ça de ma­nu­ten­ção da paz das Na­ções Uni­das.

Um dos exe­cu­ta­dos, que aten­de pe­lo no­me de Moha­med Ould Beih, tam­bém era acu­sa­do de co­la­bo­rar com as au­to­ri­da­des mau­ri­ta­nas e dar-lhes in­for­ma­ção so­bre os com­ba­ten­tes ex­tre­mis­tas na Lí­bia.

Am­bos fo­ram exe­cu­ta­dos a ti­ro di­an­te de um gru­po nu­me­ro­so de nó­ma­das. O ví­deo foi di­vul­ga­do com um co­men­tá­rio no qu­al a po­pu­la­ção lo­cal é ame­a­ça­da de ter o mes­mo des­ti­no dos dois ho­mens se ten­tar pres­tar in­for­ma­ções so­bre os ex­tre­mis­tas. Os gru­pos ex­tre­mis­tas to­ma­ram o con­tro­lo do Nor­te do Ma­li em 2012, mas fo­ram ex­pul­sos em gran­de par­te após a in­ter­ven­ção mi­li­tar fran­ce­sa em 2013, em­bo­ra re­giões in­tei­ras con­ti­nu­em a es­ca­par do al­can­ce das for­ças ma­li­a­nas e da mis­são das Na­ções Uni­das (Mi­nus­ma). O ví­deo foi re­trans­mi­ti­do no mes­mo dia em que um mi­li­tar fran­cês foi ví­ti­ma da ex­plo­são de uma mi­na no Nor­te do Ma­li.

AFP

Efec­ti­vos da for­ça con­jun­ta pa­ra ma­nu­ten­ção da paz no Ma­li es­tão a en­fren­tar vá­ri­os gru­pos ex­tre­mis­tas na re­gião nor­te do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.