Go­ver­no e opo­si­ção al­can­çam pro­pos­tas pa­ra acor­do de paz

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Go­ver­no e a opo­si­ção na Colôm­bia anun­ci­a­ram on­tem, após cin­co di­as de in­ten­sas ne­go­ci­a­ções, que con­cluí­ram as pro­pos­tas pa­ra um no­vo en­ten­di­men­to, co­mo me­di­da pa­ra re­cu­pe­rar o acor­do de paz re­jei­ta­do em re­fe­ren­do.

O mi­nis­tro do In­te­ri­or, Ju­an Fernando Cris­to, en­fa­ti­zou que, “após cin­co di­as e mui­tas ho­ras de reu­niões, as par­tes con­se­gui­ram con­cluir um do­cu­men­to com pro­pos­tas e op­ções dos sec­to­res que pro­mo­ve­ram a vi­tó­ria do Não no re­fe­ren­do so­bre o acor­do com as For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colôm­bia (FARC), re­a­li­za­do em 2 de Ou­tu­bro”. O Pre­si­den­te co­lom­bi­a­no, Ju­an Ma­nu­el Santos, pror­ro­gou o diá­lo­go com a opo­si­ção pa­ra que fos­sem al­can­ça­das as pro­pos­tas. “As mais de 400 pro­pos­tas re­ce­bi­das or­ga­ni­za­ram-se em tor­no de 60 ei­xos te­má­ti­cos, so­bre os qu­ais os re­pre­sen­tan­tes do Não pre­ci­sa­ram as su­as di­fe­ren­tes pro­pos­tas. Hou­ve te­mas po­lé­mi­cos, mas sem­pre dis­cu­ti­dos com res­pei­to e es­pí­ri­to cons­tru­ti­vo”, de­cla­rou Ju­an Fernando Cris­to à im­pren­sa.

“Es­te exer­cí­cio per­mi­tiu ela­bo­rar um do­cu­men­to no qu­al se iden­ti­fi­cam os te­mas que exi­gem mai­or pre­ci­são e, na opi­nião dos re­pre­sen­tan­tes do Não, al­te­ra­ções no acor­do”, dis­se o mi­nis­tro. As pro­pos­tas vão ser apre­sen­ta­das às FARC por uma equi­pa li­de­ra­da pe­lo al­to co­mis­sá­rio pa­ra a paz, Sér­gio Ja­ra­mil­lo. “Ape­sar da com­ple­xi­da­de, es­pe­ra­mos po­der avan­çar na cons­tru­ção de um no­vo acor­do”, dis­se Ja­ra­mil­lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.