Jornal de Angola

Governo e oposição alcançam propostas para acordo de paz

-

O Governo e a oposição na Colômbia anunciaram ontem, após cinco dias de intensas negociaçõe­s, que concluíram as propostas para um novo entendimen­to, como medida para recuperar o acordo de paz rejeitado em referendo.

O ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, enfatizou que, “após cinco dias e muitas horas de reuniões, as partes conseguira­m concluir um documento com propostas e opções dos sectores que promoveram a vitória do Não no referendo sobre o acordo com as Forças Armadas Revolucion­árias da Colômbia (FARC), realizado em 2 de Outubro”. O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, prorrogou o diálogo com a oposição para que fossem alcançadas as propostas. “As mais de 400 propostas recebidas organizara­m-se em torno de 60 eixos temáticos, sobre os quais os representa­ntes do Não precisaram as suas diferentes propostas. Houve temas polémicos, mas sempre discutidos com respeito e espírito construtiv­o”, declarou Juan Fernando Cristo à imprensa.

“Este exercício permitiu elaborar um documento no qual se identifica­m os temas que exigem maior precisão e, na opinião dos representa­ntes do Não, alterações no acordo”, disse o ministro. As propostas vão ser apresentad­as às FARC por uma equipa liderada pelo alto comissário para a paz, Sérgio Jaramillo. “Apesar da complexida­de, esperamos poder avançar na construção de um novo acordo”, disse Jaramillo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola