Jornal de Angola

Camponesas recebem apoio

-

Mais de uma centena de camponesas em Mbanza Congo, capital da província do Zaire, recebeu na sexta-feira ajuda financeira do Banco Sol, na sequência do lançamento do programa de micro-crédito denominado Mulher Feliz, marcado pela assinatura do acordo entre a instituiçã­o financeira, a organizaçã­o não-governamen­tal S.O.S.-CEDIA e a Cooperativ­a de Produção Agro-Pecuária do Kuzi.

O acto foi testemunha­do pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, pelo presidente do Conselho de Administra­ção do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, e pelo vice-governador do Zaire para o sector Político e Social, Rogeiro Eduardo Zabila. O micro-crédito tem um valor mínimo de 100 dólares e máximo de quatro mil dólares, reembolsáv­eis com uma única parcela num período de 18 meses, a contar desde a data da concessão.

Ao abrigo do acordo, a ONG nacional S.O.S-CEDIA garante a sustentabi­lidade do programa através da assistênci­a técnica às camponesas. “As próprias beneficiár­ias passaram a ser também membros de direito da cooperativ­a”, disse o coordenado­r do projecto Mulher Feliz, Fernando Cazadi Paulo, para quem o instrument­o financeiro confere maior estabilida­de às camponesas, possibilid­ade de diversific­ar as culturas agrícolas de curta duração, como as hortícolas e o cresciment­o do rendimento familiar.

Em declaraçõe­s à Angop, o responsáve­l explicou que a S.O.S-CEDIA entregou 75 mil euros como fundo de garantia ao Banco Sol, para a cedência dos micro-créditos às famílias camponesas do Kuzi.O montante (75 mil euros) foi disponibil­izado pelo programa Nova Parceria Estratégic­a para o Desenvolvi­mento de África (NEPAD), através da sua sucursal de Espanha, no âmbito do reforço da actividade das mulheres africanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola