Jornal de Angola

Autoridade­s sanitárias preocupada­s com casos

-

O director do Hospital municipal de Saurimo, Manuel Trindade, mostrou-se quinta-feira, nesta cidade, preocupado com o aumento de adolescent­es com idades compreendi­das entre os 13 e 14 anos infectadas com o VIH/Sida. Sem revelar números, o responsáve­l disse que os casos do VIH/Sida e outras doenças sexualment­e transmissí­veis estão a atingir proporções alarmantes em muitos adolescent­es, facto que não deve apenas preocupar as autoridade­s sanitárias, mas sim a sociedade.

Segundo Manuel Trindade, em muitas famílias existem um tabu entre os pais e filhos, o que impede a comunicaçã­o necessária sobre determinad­os assuntos de ambas as partes, originando, assim, o surgimento de doenças e de casos de gravidez precoce, porque, referiu, os afectados não tiveram conhecimen­to ou educação sobre este assunto relacionad­o com a saúde.

“Aconselham­os os jovens e a população em geral a frequentar­em os centros de Aconselham­ento e Testagem Voluntária e postos de saúde, por forma a fazerem o teste e saberem o seu estado serológico. Aqueles que estão infectados devem seguir o tratamento e não espalharem a doença”, aconselhou.

O director do Hospital Municipal de Saurimo lamentou o facto de existir muitos adultos com poder económico e que acabam por aliciar algumas adolescent­es, oferecendo-lhes valores monetários em troca de prazeres sexuais e, muitas vezes, sem usar o preservati­vo, acabam por as infectar. “Infelizmen­te, muitas destas adolescent­es, por inocência ou desinforma­ção, nunca sabem quando estão infectadas e só descobrem depois de estarem grávidas”, lamentou o responsáve­l, apelando mais responsabi­lidade por parte dos adultos que procedem desta maneira.

Palestra sobre o cancro

Uma palestra sobre a luta contra o cancro da mama foi promovida na quinta-feira, em Saurimo, pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito das comemoraçõ­es do 41º aniversári­o da Independên­cia Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro. A gestora dos serviços de saúde da maior empresa diamantífe­ra do país, Albertina Gourgel, realçou que a palestra visa elucidar as mulheres e não só sobre as formas de prevenção, causas, consequênc­ias e sintomas da doença, uma vez que nem todo o tumor da mama é maligno.

“Pela importânci­a e o impacto que tem na população feminina, sobretudo, e porque nem todo o tumor da mama é maligno, pode ocorrer também em homens, mas em menor número. É necessário que todos saibam que a melhor arma para o combate da doença é a prevenção que passa pela adesão das pessoas às consultas de diagnóstic­o”, disse.

Segundo Albertina Gourgel, com um simples acto de auto exame da mama e complement­ares e diagnóstic­o como mamografia, ecografia mamária e visitas regulares ao médico, é possível evitar que esta doença se propague.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola