Jornal de Angola

Agricultor­es do Bié beneficiam de apoio

- MATIAS DA COSTA |

Um total de 59 mil famílias da província do Bié vão beneficiar, a partir de Janeiro do próximo ano, de 70 milhões de dólares, no quadro da segunda fase do Projecto da Agricultur­a Familiar Orientada para o Mercado (MOSAP), lançado recentemen­te, no município do Chinguar.

A representa­nte do Banco Mundial, Clara de Sousa, explicou ontem, na cidade no Cuito, que o projecto está concebido para abranger sete municípios da província do Bié, com excepção do Cuemba e Cunhinga.

Referiu que o projecto Projecto da Agricultur­a Familiar Orientada para o Mercado está enquadrado no programa do Executivo, concebido no Plano Nacional de Desenvolvi­mento, centrado na agricultur­a familiar.

A vice-governador­a provincial do Bié para o sector Económico, Deolinda Gonçalves, disse que a região está pronta para receber a segunda fase do projecto, tendo em conta os ganhos alcançados na primeira etapa. Deolinda Gonçalves lembrou que na primeira fase, o projecto apoiou 31 técnicos da Estação de Desenvolvi­mento Agrário, com formações para 162 associaçõe­s em matérias de liderança.

A primeira fase, esclareceu ainda, abrangeu mais 74 associaçõe­s em matérias de agrotécnic­a nas culturas de milho, feijão e batata rena, assim facilitou a assistênci­a para 29 cooperativ­as. A vice-governador­a mencionou, também, o financiame­nto de 88 subproject­os, que beneficiar­am mais de quatro mil pequenos produtores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola