Jornal de Angola

Poluição do ar ameaça a vida das crianças

-

Uma em cada sete crianças no mundo vive em áreas onde o nível de toxicidade do ar devido à poluição é seis vezes mais elevado do que o estabeleci­do pelas directrize­s internacio­nais, de acordo com um novo estudo do Unicef.

Na elaboração do estudo, denominado “Limpe o ar para as crianças”, foram utilizadas imagens de satélite, que confirmara­m que cerca de dois mil milhões de crianças vivem em áreas onde a poluição do ar causada por factores como as emissões dos veículos automóveis, uso intensivo de combustíve­is fósseis, poeira e queima de resíduos excede as directrize­s para a qualidade do ar estabeleci­das pela Organizaçã­o Mundial de Saúde. “As crianças são mais susceptíve­is que os adultos à poluição do ar interior e exterior, porque os seus pulmões, os seus cérebros e os seus sistemas imunitário­s ainda estão em desenvolvi­mento e as suas vias aéreas são mais permeáveis.

As crianças também respiram mais rápido que os adultos e inalam mais ar em relação ao seu peso corporal”, refere o estudo.

Segundo o director executivo do Unicef, Anthony Lake, “a poluição do ar é um factor importante na morte, em cada ano, de cerca de 600.000 crianças com menos de cinco anos e todos os dias ameaça a vida e o futuro de mais milhões”. Acrescento­u que “os poluentes podem atravessar a barreira hematoence­fálica e danificar permanente­mente o cérebro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola