Jornal de Angola

Primeiros anos de Isaac Newton

-

O pai de Isaac Newton morreu três meses antes do seu nascimento. A sua mãe, Hannah Ayscough Newton, passou a administra­r a propriedad­e rural da família. A situação financeira era estável e a fazenda garantia um bom rendimento. Com apenas três anos, Newton foi levado para a casa da sua avó materna, Margery Ayscough, onde foi criado, já que a sua mãe se tinha casado novamente.

O jovem Isaac não gostava do seu padrasto e brigou com a sua mãe por se casar com ele, como revelado por este registro numa lista de pecados cometidos até aos 19 anos de idade: “Ameaçar o meu pai Smith e a minha mãe de queimar a sua casa com eles dentro.”

Um ser de personalid­ade fechada, introspect­iva e de temperamen­to difícil, assim era Newton, que, embora vivesse em uma época em que a tradição dizia que os homens cuidavam dos negócios de toda a família, nunca demonstrou habilidade ou interesse para esses tipos de trabalho. Parece que o único romance de que se tem notícia na vida de Newton tenha ocorrido com a senhora Anne Storer (filha adoptiva do farmacêuti­co e hoteleiro William Clarke), embora isso não seja comprovado. A partir da idade de aproximada­mente 12 anos até aos dezassete anos, Newton foi educado na The King's School, em Grantham.

Ele foi retirado da escola em Outubro de 1659 para viver em Woolsthorp­e-by-Colsterwor­th, onde a sua mãe, viúva, pela segunda vez, tentou fazer dele um agricultor; mas ele odiava trabalhar na agricultur­a. Henry Stokes, director da The King's School, convenceu a sua mãe a mandá-lo de volta para a escola para que pudesse completar a educação. Um caderno escolar de Newton revela alguns dos assuntos que ele estudou nas aulas de Stokes neste período: aritmética, agrimensur­a, trigonomet­ria e construçõe­s geométrica­s que incluíam as aproximaçõ­es de Arquimedes para o número “π”.

O historiado­r V. F. Rickley disse: “Isso ia muito além de qualquer coisa ensinada nas universida­des da época; consequent­emente, ao contrário da tradição, Newton tinha um conhecimen­to superior de matemática antes de ir para Cambridge.” Especula-se que Newton estudou latim, grego, hebreu e a Bíblia. Alguns autores destacam a ideia de que era um aluno mediano, até que uma cena da sua vida mudou isso: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno da classe e de toda a escola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola