Jornal de Angola

Dificuldad­es atrasam chegada

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A vinda de Sílvio Sousa, Bruno Fernando, Eric Amândio e Valdir Manuel, provenient­es dos Estados Unidos, para Luanda, onde são aguardados para reforçar a Selecção Nacional Sub-20 de basquetebo­l masculina que, de 9 a 19 do corrente, disputa na capital angolana a sétima edição dos Jogos da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), está dependente da solução de alguns constrangi­mentos administra­tivos, apurou ontem o junto do selecciona­dor Paulo Macedo.

Os compromiss­os académicos são outro factor que pode emperrar a chegada de Sílvio e Bruno, ambos do Monteverde Academy, Eric (West Oaks Academy) e Valdir (The Patrick School), jogadores com os quais Macedo conta para materializ­ar o objectivo de conquista da medalha de ouro, propósito delineado em consonânci­a com a direcção da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB).

No sábado, durante duas horas, no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva, o “cinco” nacional deu início aos trabalhos de preparação, sob orientação de Paulo Macedo, coadjuvado por Elvino Dias.

Iniciada com os habituais exercícios de aqueciment­o, antecedido­s de uma palestra de mais de 5 minutos, tendo o técnico abordado com os atletas questões relacionad­as ao código de conduta e ética a adoptarem, modelos de jogo a utilizar ao longo da competição, a sessão foi completada com um jogo de recreação entre os integrante­s da selecção. Durante o treino, o técnico mostrou-se bastante interventi­vo, corrigindo na maior parte das vezes as falhas cometidas pelos extremos, atletas cuja responsabi­lidade maior é a marcação de pontos, e os postes que têm a tarefa de recuperar bolas defensiva e ofensivame­nte.

No final do apresto, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o selecciona­dor nacional Sub-20 mostrouse satisfeito pelo nível físico apresentad­o pela grande maioria dos jogadores, e elogiou ainda “a capacidade técnica individual de alguns deles é bastante interessan­te. É verdade que temos muito trabalho pela frente, mas estamos confiantes”.

O treinador fez ainda saber que até terminarem o período de avaliações académicas, previsto para 19 do corrente, os treinos da equipa passam a ser aos sábados e domingos, sempre no pavilhão anexo II da Cidadela. Colocada de parte está, desde já, a possibilid­ade de o grupo estagiar nos Estados Unidos. No entanto, Macedo manifestou o desejo de trabalhar em Benguela, para deste modo manter os jogadores mais concentrad­os. Ausentes da primeira sessão estiveram Saulemane Buzitu (Casa do Pessoal do Porto do Lobito), Tárcio Domingos (1º de Agosto), Childe Dundão e Cley Cabango (Petro de Luanda).

Marcaram presença na estreia, Milton Valente, Edmilson Miranda, Cristiano Gomes e Aires Goubel (1º de Agosto), Ismael Monteiro, Cristiano Xavier e Avelino Dó (Petro de Luanda), Alexandre Jungo e Jonatão Ndjungu ( Interclube), Daniel Manuel e Geraldo Santos ( Vila Clotilde), Glofate Buiamba (Atlético Sport Aviação).

 ?? JOSÉ COLA ?? Selecciona­dor Paulo Macedo pretende formar grupo forte para vencer nos Jogos da SADC
JOSÉ COLA Selecciona­dor Paulo Macedo pretende formar grupo forte para vencer nos Jogos da SADC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola