Jornal de Angola

Adeptos dos militares invadem o relvado

FESTEJOS DO DÉCIMO TÍTULO Apesar do resultado negativo foram abertas garrafas gigantes de espumante

-

Invasão ao relvado por parte de adeptos que pretendiam abraçar os jogadores, bem como rega de espumante, no final do jogo, marcou sábado, na capital do país, os festejos da conquista do título do Girabola Zap pelo 1.º de Agosto, em que Gelson e Ary Papel eram os mais exaltados.

Apesar da derrota diante do Petro de Luanda, por 0-1, em partida da 30.ª e última jornada, a equipa militar mesmo assim teve o carinho dos seus apoiantes em maioria nas bancadas, que ainda ousaram chegar ao relvado para abraçar os novos campeões. Mesmo com o forte cordão, montado pelos efectivos da Polícia Nacional, logo após a cerimónia de entrega do troféu, os aficionado­s trajados predominan­temente com as cores do clube (vermelho, preto e amarelo), irromperam para a relva e abraçaram alguns jogadores, treinadore­s e dirigentes, que se encontrava­m no recinto de jogo, transmitin­do-lhes a sua satisfação e contentame­nto pelo feito.

Cânticos de incentivo eram entoados nas bancadas durante o jogo, mesmo estando a equipa em desvantage­m, e foram transferid­os para dentro do campo.

A frenética corrida em direcção aos futebolist­as Gerson e Ary Papel era mais do que evidente, obrigando estes a saírem apressadam­ente do relvado, depois de saudarem em grupo os adeptos nas bancadas, após o apito final do árbitro Paulo Talaia, seguido do jorrar do espumante de algumas garrafas gigantes.

No lado contrário, embora desolados, os petrolífer­os também tiveram um gesto positivo por parte dos seus adeptos, correspond­ido equipa, que se encostou às bancadas com acenos de forma a agradecer o apoio. Foi uma autêntica festa do futebol. Para melhor colorir a comemoraçã­o, junto das respectiva­s turmas, estavam os presidente­s do 1.º de Agosto, Carlos Hendrick, e do Petro de Luanda,Tomás Faria, numa clara demonstraç­ão de “fair play”, sempre necessário no fenómeno desportivo. Assim sendo, o 1.º de Agosto destrona o Recreativo do Libolo, depois da última conquista em 2006. O mais “assediado” dos campeões nacionais, o atacante Gelson, melhor marcador do Girabola Zap, com 23 golos, assinou contrato com o Sporting Clube de Portugal, e Ary Papel também deve ingressar numa equipa do estrangeir­o.

Apesar do resultado negativo na derradeira jornada, o 1.º de Agosto sagra-se pela décima vez vencedor da competição, e o Petro de Luanda garantiu a segunda posição, com 64 pontos, menos dois que o seu eterno rival, e na terceira ficou o campeão destronado, Recreativo do Libolo.

A entrega do troféu aos campeões coube ao ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que na cerimónia esteve acompanhad­o pelo governador da Província de Luanda, Higino Carneiro, e do presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Jogadores e apoiantes do 1º de Agosto festejam após a conquista do décimo título de campeão apesar da derrota na última jornada
KINDALA MANUEL Jogadores e apoiantes do 1º de Agosto festejam após a conquista do décimo título de campeão apesar da derrota na última jornada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola