Jornal de Angola

Mamelodi Sundowns no mundial de clubes

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

O Mamelodi Sundowns, representa­nte africano na XII edição do Campeonato do Mundo de Clube de futebol, joga no dia 11 de Dezembro diante do vencedor do desafio entre uma equipa japonesa e a formação do Auckland City, da Nova Zelândia, no estádio da cidade de Suita, no Japão, em partida referente aos quartos-de-final.

O vencedor deste jogo enfrenta no dia 14 de Dezembro, no mesmo recinto desportivo de Suita, o representa­nte da Colômbia, em partida referente às meias-finais da competição mundial.

Na outra meia-final, o Real Madrid aguarda pelo vencedor do desafio entre o representa­nte da Confederaç­ão Asiática de Futebol (AFC) e o confrade do Club de Futebol América, no dia 15 de Dezembro, no estádio de Yokohama, no Japão. A final da prova mundial de clubes, que começa no dia 7 de Dezembro com a participaç­ão de sete equipas, disputa-se no dia 18 do próximo mês, no Estádio Internacio­nal de Yokohama.

A XIII edição do Campeonato do Mundo de Clubes está agendada para 2017, no Emiratos Árabes Unidos. O Japão foi oficialmen­te escolhido, no dia 23 de Abril de 2015, para sediar as edições do ano passado e do corrente. Na edição anterior, disputada também no Japão, em Dezembro de 2015, contou com a participaç­ão de sete equipas, onde foram apontados 21 golos, em oito desafios (média de 2,63 tentos por partida).

Em 2015, o Barcelona conquistou o terceiro título mundial, enquanto o TP Mazembe, da República Democrátic­a do Congo (RDC), ocupou o sexto e penúltimo lugar da tabela classifica­tiva. o atacante uruguaio Luiz Suarez, do Barcelona, foi o melhor marcador da competição com cinco golos.

Além do Mamelodi Sundowns, participam na competição mundial de clubes os representa­ntes da Confederaç­ão de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), Confederaç­ão de Futebol da Oceânia (OFC), Confederaç­ão Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL),Confederaç­ão Asiática de Futebol (AFC) e União Europeia de Futebol (UEFA).

O TP Mazembe da República democrátic­a do Congo é o primiero clube africano a chegar à final da prova. O Raja de Casablanca foi finalista em 2014, mas perdeu 0-2 com o Bayern de Munique.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola