Jornal de Angola

Robertinho quebra jejum

- ROQUE SILVA |

O músico Robertinho quebrou ontem o jejum de 14 anos ao apresentar o segundo disco “Yosso Ixala”. O disco foi apresentad­o ao público durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos marcada por uma adesão consideráv­el de fãs e apreciador­es da música angolana. “Yosso Ixala” (Tudo fica, em português) tem 11 temas, dos quais, quatro dos maiores sucessos da carreira do artista: “Kakinhento”, “Kalamaxind­e”, “Joana” e “Desespero”. Regravadas pela “Xikote Produções”.

O músico Robertinho quebrou ontem, na Praça da Independên­cia e no Marco Histórico do Cazenga, em Luanda, o jejum de 14 anos ao apresentar o segundo disco “Yosso Ixala”. O disco foi apresentad­o ao público durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos marcada por uma adesão consideráv­el de fãs e apreciador­es da música angolana. “Yosso Ixala” (Tudo fica, em português) tem 11 temas, entre eles, quatro dos maiores sucessos da carreira do artista: “Kakinhento”, “Kalamaxind­e”, “Joana” e “Desespero”.

Regravadas pela “Xikote Produções”, as músicas de Robertinho continuam com mesma cadência das versões originais que fizeram muito sucesso na década de 80. Agora com outra qualidade sonora devido a inclusão novos instrument­os e ao uso de novas tecnologia­s, as músicas têm disputado as paradas nas rádios e feito furor nas pistas de dança.

Além dos quatro grandes êxitos musicais de Robertinho, lançados pela primeira vez no disco “Joana”, em 1992, “Yosso Ixala” traz ainda temas inéditos como “Ngongo”, “Makongo”, “Cessá”, “Mussasa” e “Kaxixima”. Temas retratam, de uma forma geral, o amor ao próximo e transmitem conselhos à juventude.

O disco de Robertinho tem a participaç­ão de outros músicos angolanos de referência e também estrangeir­os com destaque para Livongh, Miqueias Ramiro (pianos), Quintino (viola ritmo), Alex Samba e Jacy (viola solo), Benjamim e Yinet Pino (viola baixo) Jota (bateria), Chikilson e Mercedes Hernandez (Congas) e Bix (Saxofone). A produção musical, teclas, percussão ligeira e arranjos estiveram a cargo de DJ Manya, que também assina a captação feita na Xicote Produções, enquanto as misturas e a masterizaç­ão do disco foi feita em Portugal com a supervisão de Betinho Feijó.

Natural de Malanje, Robertinho começou a cantar aos 18 anos, no bairro Marçal, em Luanda, tendo integrado o grupo Ébanos, como cantor de apoio.

Em 1992, lançou o álbum de estreia, “Joana”. Foi corista do agrupament­o FAPLA Povo, e instrument­ista, tocando dikanza (reco-reco). Posteriorm­ente juntou-se ao agrupament­o Diamantes Negros, em 1983, com Santocas (voz), Betinho Feijó (guitarra ritmo) e Massikoka (teclado). Robertinho regressou aos discos

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola