Ter­re­nos são li­vres de mi­nas e dão lu­gar a pro­jec­tos so­ci­ais

Jornal de Angola - - POLITICA - | Malanje ADRI­A­NO SAPALO

Mais de 700 mil me­tros qua­dra­dos de ter­re­no na pro­vín­cia de Ma­lan­ge, mi­na­dos du­ran­te o con­fli­to ar­ma­do, es­tão li­vres de mi­nas. 250 mil es­tão des­ti­na­dos à cons­tru­ção de uma su­bes­ta­ção hi­dro­e­léc­tri­ca, e 130 mil pa­ra a edi­fi­ca­ção de fo­gos ha­bi­ta­ci­o­nais.

A in­for­ma­ção foi pres­ta­da na sex­ta-fei­ra ao go­ver­na­dor de Malanje, Norberto dos Santos “Kwa­ta Ka­nawa”, pe­la che­fe de de­par­ta­men­to do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Desminagem (INAD, Mar­ce­li­na Li­ma, no fi­nal da vi­si­ta de cam­po efec­tu­a­da pe­lo go­ver­nan­te à vá­ri­as lo­ca­li­da­des on­de con­ti­nua a de­cor­rer o pro­ces­so de desminagem.

Mar­ce­li­na Li­ma re­fe­riu que as ac­ções em cur­so a ní­vel da pro­vín­cia de Malanje de­cor­rem a bom rit­mo, sa­li­en­tan­do que pa­ra ace­le­rar os tra­ba­lhos es­tão a ser usa­dos equi­pa­men­tos de pro­tec­ção, de­tec­to­res e am­bu­lân­ci­as.

Fo­ram re­mo­vi­dos e des­truí­dos 16 mi­nas an­ti-pes­so­al, uma an­ti­tan­que, 320 en­ge­nhos ex­plo­si­vos não de­to­na­dos e 355 mu­ni­ções de di­ver­sos ca­li­bres.

A par das ac­ções da desminagem, o INAD em Malanje pro­mo­ve cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção so­bre o pe­ri­go e ris­cos que as mi­nas re­pre­sen­tam pa­ra as co­mu­ni­da­des. Fo­ram sen­si­bi­li­za­dos mais de três mil ci­da­dãos en­tre adul­tos, jo­vens e cri­an­ças.

O go­ver­na­dor de Malanje vi­si­tou, na sex­ta-fei­ra, o cam­po de desminagem da Agên­cia Po­pu­lar da No­ro­e­ga (APN), no bair­ro Car­rei­ra de Ti­ro, a lo­ca­li­da­de de Van­vo­a­la, e o acam­pa­men­to do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Desminagem (INAD), no bair­ro Quin­gla.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.