Jornal de Angola

Presidente volta a auscultar partidos

-

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, volta a auscultar hoje as forças políticas representa­das no Parlamento para nomear um novo primeiro-ministro, indicou ontem fonte da presidênci­a.

As auscultaçõ­es vão ao encontro das recomendaç­ões da Presidente da Libéria, Ellen Johnson, que visitou Bissau no último sábado, segundo as quais José Mário Vaz deve nomear “sem demora” um primeiro-ministro que possa formar novo Governo inclusivo, acrescento­u a mesma fonte.

A líder liberiana esteve em Bissau na qualidade de presidente em exercício da conferênci­a de Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), organizaçã­o que tenta ajudar os guineenses a saírem do impasse político que dura há 15 meses. As auscultaçõ­es a serem promovidas pelo Presidente Presidente guineense José Mário Vaz guineense visam também a implementa­ção do Acordo de Conacri, que prevê a escolha de um primeiro-ministro de consenso entre as forças políticas e que seja figura de confiança de José Mário Vaz, acrescento­u.

A escolha deve recair num de três nomes propostos na altura pelo Chefe de Estado: o general na reserva Umaro Cissoko, o político Augusto Olivais ou João Aladje Fadia, director guineense do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

As consultas aos partidos iniciam-se às nove da manhã de hoje no Palácio da Presidênci­a.

Esta é a segunda vez que o Presidente guineense volta a consultar os partidos com assento no Parlamento sobre o processo de nomeação de um novo primeiromi­nistro depois de o ter feito no final de Outubro.

Na ocasião, José Mário Vaz também ouviu elementos da sociedade civil e das confissões religiosas.

 ?? AFP ??
AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola