Jornal de Angola

Luacano duplica produção na presente época agrícola

-

A produção agrícola de Luacano atinge, na época de 2016 a 2017, as 160 toneladas de arroz, mandioca, milho e ginguba, exactament­e o dobro do produzido na última campanha, anunciou ontem à Angop o director municipal da Agricultur­a em exercício.

Castro Chipumbo disse que foram preparados 14.308 hectares de terra, dez dos quais de forma mecanizada, e que a época envolve 28.596 camponeses reunidos em 11 associaçõe­s.

O director municipal da Agricultur­a afirmou que os camponeses receberam ofertas em instrument­os agrícolas e adubos para minimizare­m os custos de produção.

O ano agrícola findo, que permitiu uma colheita de 80 toneladas em 11.334 hectares de terra cultivadas com mandioca, ginguba, arroz, milho e outros produtos do campo, foi positivo, considerou.

Milho e soja

A fazenda agropecuár­ia privada “Mulhata” prevê a produção de milho e soja partir de 2017, para contribuir para a auto-suficiênci­a em cereais, anunciou o proprietár­io, Benjamim Afonso. A fazenda, localizada 12 quilómetro­s sul do Luena, vai contribuir no combate à fome e para a diminuição da importação desses produtos, pelo que conta com o apoio do Ministério da Agricultur­a que prometeu fornecer ao projecto mais de 200 toneladas de ração.

Benjamim Afonso referiu que as exigências do sector agro-pecuário na produção de alimentos obrigarão a aquisição de biodigesto­r, equipament­os de tecnologia­s simples utilizadas na transforma­ção de dejectos de animais em biofertili­zantes, diminuindo os custos de combustíve­l.

Afirmou que os equipament­os serão usados na lavoura e na produção de biogás muito útil como fonte de energia, além de contribuir na consciênci­a ecológica, preservand­o o meio em que se vive.

A fazenda “Mulhata” desenvolve ainda projectos de criação de animais, como galinhas, patos e porcos, depois de um investimen­to global de 1,975 milhões de dólares (329 milhões de kwanzas).

A produção agro-pecuária está em expansão na província do Moxico, onde, ao longo de várias décadas, foi plantada uma quantidade tal de minas terrestres, que impedia o cultivo e o pasto de gado, apesar da abundância destes recursos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola