Jornal de Angola

Materiais reciclados para as medalhas dos Jogos de Tóquio

-

As medalhas para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 serão feitas a partir de telemóveis antigos e outros objectos electrónic­os, com o objectivo de preservar o ambiente, confirmou esta quarta-feira o comité organizado­r.

“Medalhas feitas com material reciclado a partir de telemóveis e aparelhos antigos podem ser um símbolo de sustentabi­lidade e participaç­ão pública”, disse a porta-voz Hikariko Ono aos jornalista­s.

Hikariko Ono acrescento­u que a decisão de as medalhas, ou parte delas, serem feitas dessa forma será anunciada mais tarde.

As medalhas recicladas não são uma novidade, pois têm sido utilizadas desde os Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, e a organizaçã­o dos Jogos Rio'2016 adoptou uma medida idêntica à proposta japonesa. “Mas vai ser uma primeira vez em termos de participaç­ão pública”, destacou Hikariko Ono.

Ainda não está claro se o uso de metais reciclados será eficiente em termos de custos, embora os funcionári­os estejam dispostos a conter os valores.

Os especialis­tas afirmaram ainda que o orçamento total dos Jogos pode atingir quatro vezes a estimativa inicial, 30 mil milhões de dólares (cerca de 27 mil milhões de euros), e quase o triplo dos Jogos Olímpicos de Londres' 2012, tornado-se na edição mais cara de sempre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola