Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co as­si­na­la aniversário

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Vin­te e dois anos após a ins­ti­tui­ção do des­por­to adap­ta­do em An­go­la, a 10 de No­vem­bro de 1994, o Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co An­go­la­no (CPA) con­ti­nua a de­ba­ter-se com o di­le­ma da fal­ta de um ter­re­no pa­ra a cons­tru­ção de um cen­tro de trei­no des­por­ti­vo.

Há mais de uma dé­ca­da que a ins­ti­tui­ção re­cor­re, sem su­ces­so, ao go­ver­no da pro­vín­cia de Lu­an­da pa­ra a ob­ten­ção de uma par­ce­la de ter­re­no, pa­ra a edi­fi­ca­ção da in­fra­es­tru­tu­ra, ba­se pa­ra qual­quer pro­jec­to de de­sen­vol­vi­men­to no que ao des­por­to diz res­pei­to.

O pre­si­den­te da ins­ti­tui­ção, Le­o­nel da Rocha Pin­to, afir­mou so­bre o as­sun­to que con­ta ac­tu­al­men­te com a ga­ran­tia de aju­da da­da pe­lo mi­nis­tro da Rein­ser­ção So­ci­al, Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, mos­tran­do-se es­pe­ran­ça­do.

O tam­bém pre­si­den­te do Co­mi­té Pa­ra­lím­pi­co Afri­ca­no afir­mou que a ex­pe­ri­ên­cia ob­ti­da ao lon­go das seis par­ti­ci­pa­ções em Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos, a úl­ti­ma em Se­tem­bro no Rio de Ja­nei­ro, de­mons­tra que An­go­la de­ve evo­luir pa­ra a ci­en­ti­fi­ca­ção do des­por­to e o cen­tro de trei­nos é uma con­di­ção in­dis­pen­sá­vel pa­ra atin­gir tal de­si­de­ra­to.

A im­ple­men­ta­ção prá­ti­ca, fun­da­men­tal­men­te em Áfri­ca, da Con­ven­ção das Na­ções Uni­das (ONU) so­bre os Di­rei­tos das Pes­so­as com De­fi­ci­ên­ci­as, apro­va­da em De­zem­bro de 2006, é igual­men­te pre­o­cu­pa­ção do CPA por oca­sião de mais um aniversário. “A con­ven­ção de­fi­ne prin­cí­pi­os con­sa­gra­dos na Car­ta das Na­ções Uni­das, que re­co­nhe­cem a dig­ni­da­de e o va­lor ine­ren­tes e os di­rei­tos iguais e ina­li­e­ná­veis de to­dos os mem­bros da fa­mí­lia hu­ma­na, co­mo o fun­da­men­to da li­ber­da­de, da jus­ti­ça e da paz no mun­do”, dis­se o lí­der da ins­ti­tui­ção que com­ple­ta 22 anos.

O des­por­to adap­ta­do é pra­ti­ca­do de Ca­bin­da ao Cu­ne­ne, por via de no­ve as­so­ci­a­ções pro­vin­ci­ais e no­ve nú­cle­os, num to­tal de mais de 1.700 atle­tas das mo­da­li­da­des de atle­tis­mo, fu­te­bol com mu­le­tas, bas­que­te­bol em ca­dei­ra de ro­das e na­ta­ção.

JO­SÉ SO­A­RES

Di­ri­gen­te li­de­ra o ór­gão des­de a fun­da­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.