Ba­rack Oba­ma con­vi­da Trump

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O ain­da Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Ba­rack Oba­ma, con­vi­dou o Pre­si­den­te elei­to, Do­nald Trump, pa­ra uma au­di­ên­cia hoje na Ca­sa Bran­ca. O su­ces­sor de Ba­rack Oba­ma vai to­mar pos­se a 20 de Ja­nei­ro de 2017, nu­ma ce­ri­mó­nia pú­bli­ca jun­to ao edi­fí­cio do Ca­pi­tó­lio, em Washing­ton.

O can­di­da­to do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no, Do­nald Trump, ven­ceu as elei­ções pre­si­den­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas, em que te­ve co­mo ad­ver­sá­ria Hil­lary Clin­ton, can­di­da­ta do Par­ti­do De­mo­cra­ta.

No seu dis­cur­so de vi­tó­ria, na se­de de cam­pa­nha, em No­va Ior­que, Trump pro­me­teu que os EUA vão du­pli­car o cres­ci­men­to e ter a eco­no­mia mais for­te do mun­do.

“Mas ao mes­mo tem­po va­mos dar-nos com to­das as ou­tras na­ções que quei­ram ter uma boa re­la­ção con­nos­co”, afir­mou o can­di­da­to ven­ce­dor das elei­ções pre­si­den­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas.

De­cla­ran­do que “ne­nhum so­nho é de­ma­si­a­do gran­de” pa­ra os EUA e que “a América não se con­ten­ta­rá com na­da me­nos do que o me­lhor”, Trump dei­xou um re­ca­do à co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal.

Uma pa­les­tra so­bre a vi­da e obra do na­ci­o­na­lis­ta e es­cri­tor Ma­nu­el Pe­dro Pa­ca­vi­ra é re­a­li­za­da hoje, às 10h00, na Ca­sa de Cul­tu­ra Njin­ga Mban­de, em Lu­an­da, pe­lo do­cen­te uni­ver­si­tá­rio Jo­mo For­tu­na­to. Ma­nu­el Pe­dro Pa­ca­vi­ra é au­tor de vá­ri­as obras das quais se des­ta­cam “Gen­tes do Ma­to”, 2003, “Nzin­ga Mban­de” pu­bli­ca­do em 1975, pe­la União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos e Edi­ções 70. Pa­ra Jo­mo For­tu­na­to, a im­por­tân­cia e o sim­bo­lis­mo de Ma­nu­el Pe­dro Pa­ca­vi­ra, en­quan­to fi­gu­ra do na­ci­o­na­lis­mo an­go­la­no, es­tão plas­ma­dos no atri­bu­la­do per­cur­so da sua vi­da.

O gru­po ex­tre­mis­ta Es­ta­do Is­lâ­mi­co tem es­ta­do a ate­ar fo­go aos cam­pos pe­tro­lí­fe­ros que con­tro­la em Mos­sul di­an­te do avan­ço das for­ças go­ver­na­men­tais. Ago­ra, nu­vens de fu­mo tó­xi­co têm es­ta­do a es­pa­lhar-se pe­las ci­da­des ao re­dor de Mos­sul, pro­vo­can­do do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as a cri­an­ças e ido­sos, as­sim co­mo a in­to­xi­ca­ção e mor­te de vá­ri­os re­ba­nhos de ove­lhas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.