Par­la­men­tos da SADC reu­ni­dos em Ha­ra­re

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, é aguar­da­do hoje em Ha­ra­re, Zim­babwe, on­de par­ti­ci­pa, a par­tir de ama­nhã, na 40.ª as­sem­bleia ple­ná­ria do Fó­rum Par­la­men­tar da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (FP-SADC), cu­jo pon­to mais al­to se­rá a elei­ção da no­va di­rec­ção da­que­le ór­gão. An­go­la faz-se re­pre­sen­tar em Ha­ra­re por cin­co de­pu­ta­dos da sua de­le­ga­ção par­la­men­tar vai con­cor­rer à pre­si­dên­cia des­se ór­gão re­gi­o­nal, pa­ra su­ce­der à Tan­zâ­nia.

O Fó­rum, cu­jos tra­ba­lhos téc­ni­cos co­me­ça­ram no dia 5 des­te mês, com as reu­niões das co­mis­sões per­ma­nen­tes, de­cor­re sob o le­ma “Apá­tri­das na re­gião da SADC”, com re­pre­sen­ta­ções de 13 dos 14 Es­ta­dos-mem­bros. Tra­ta-se de An­go­la, Mo­çam­bi­que, Na­mí­bia, Sey­chel­les, Áfri­ca do Sul, Swa­zi­lân­dia, Zâm­bia, Zim­babwe, Mau­ri­tâ­nia, Ma­lawi, Le­so­to, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RCD) e Botswa­na.

O de­pu­ta­do Pe­dro Se­bas­tião, pre­si­den­te do Gru­po Na­ci­o­nal de Acom­pa­nha­men­to às Or­ga­ni­za­ções Par­la­men­ta­res Re­gi­o­nais, dis­se que ape­nas Ma­da­gás­car (sus­pen­so) es­tá au­sen­te da As­sem­bleia Ple­ná­ria. Pa­ra An­go­la, dis­se, o pon­to mais im­por­tan­te dos tra­ba­lhos se­rá a elei­ção da no­va di­rec­ção do Fó­rum Par­la­men­tar. Pe­dro Se­bas­tião in­for­mou que An­go­la apre­sen­tou, na ter­ça-fei­ra, a sua pro­pos­ta pa­ra a pre­si­dên­cia do Fó­rum Par­la­men­tar. An­go­la é can­di­da­ta úni­ca à di­rec­ção do Fó­rum, pois a RDC re­ti­rou a can­di­da­tu­ra, mas ain­da as­sim, acres­cen­tou Pe­dro Se­bas­tião, bus­ca uma elei­ção de con­sen­so.

“Tu­do es­tá a ser fei­to pa­ra as­se­gu­rar es­sa elei­ção de con­sen­so, An­go­la tem as quo­tas em dia, uma pre­sen­ça re­gu­lar nas di­ver­sas ac­ti­vi­da­des do fó­rum e gran­de in­ter­ven­ção nas de­ci­sões da or­ga­ni­za­ção”, dis­se Pe­dro Se­bas­tião, que ex­pli­cou que, ao lon­go do tem­po, An­go­la tem fei­to pon­tes que não se re­su­mem às pre­sen­ças nas reu­niões, mas na cri­a­ção de em­pa­tia en­tre os seus de­pu­ta­dos e os de ou­tras re­giões.

Além de ele­ger a no­va di­rec­ção, a 40.ª as­sem­bleia ple­ná­ria do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC vai de­ba­ter as­sun­tos que pre­o­cu­pam a re­gião, co­mo a igual­da­de no gé­ne­ro, pro­mo­ção da mu­lher e de­sen­vol­vi­men­to da ju­ven­tu­de. As ses­sões de tra­ba­lho es­tão a de­cor­rer em du­as co­mis­sões dis­tin­tas, sen­do Co­mér­cio, In­dús­tria, Fi­nan­ças e In­fra-es­tru­tu­ras; Ali­men­ta­ção, Agri­cul­tu­ra e Re­cur­sos Na­tu­rais.

Can­di­da­tu­ra de An­go­la

O Fó­rum Par­la­men­tar da SADC es­ta­rá em con­di­ções de abor­dar, com um mai­or equi­lí­brio, os pro­ble­mas can­den­tes da re­gião, ca­so An­go­la ve­nha a ser elei­ta pre­si­den­te do ór­gão, afir­mou on­tem, em Ha­ra­re, o de­pu­ta­do Pe­dro Se­bas­tião, pre­si­den­te do Gru­po Na­ci­o­nal de Acom­pa­nha­men­to às Or­ga­ni­za­ções Par­la­men­ta­res Re­gi­o­nais.

Pe­dro Se­bas­tião jus­ti­fi­cou a can­di­da­tu­ra de An­go­la com o fac­to de o Fó­rum Par­la­men­tar da SADC ter vin­do a ser do­mi­na­do por paí­ses an­gló­fo­nos. “An­go­la tem uma res­pon­sa­bi­li­da­de acres­ci­da, por­que quem do­mi­na a or­ga­ni­za­ção são os an­gló­fo­nos. Te­mos o pa­pel de bus­car, com Mo­çam­bi­que e a RDC, o equi­lí­brio desejado, pa­ra po­der­mos abor­dar os as­sun­tos de igual pa­ra igual”, de­cla­rou.

Pe­dro Se­bas­tião re­fe­riu que a re­gião tem ape­nas um fó­rum e não um par­la­men­to re­gi­o­nal, mas as su­as ac­ções es­tão vi­ra­das no sen­ti­do de, a cur­to es­pa­ço de tem­po, evo­luir pa­ra um par­la­men­to re­gi­o­nal. Se­gun­do o de­pu­ta­do, al­guns Es­ta­dos-mem­bros re­cei­am que o fó­rum re­gi­o­nal ve­nha “a am­pu­tar a ca­pa­ci­da­de le­gis­la­ti­va in­ter­na de ca­da um dos paí­ses.” Dis­se ser pre­ci­so ul­tra­pas­sar as bar­rei­ras e os me­dos, pa­ra que se atin­ja o ob­jec­ti­vo prin­ci­pal.

SAN­TOS PE­DRO

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.