Jornal de Angola

Presidente recebe talentos

Reconhecim­ento pelo papel decisivo no desenvolvi­mento da ciência

- KUMUÊNHO DA ROSA |

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi ontem homenagead­o pela Associação Angolana de Inventores. O troféu da Federação Internacio­nal das Associaçõe­s de Inventores atribuído à representa­ção angolana na última Feira Internacio­nal de Ideias, Inovações e Novos Produtos e um Certificad­o de Honra da Associação Brasileira de Inventores, em reconhecim­ento do papel do Presidente José Eduardo dos Santos no desenvolvi­mento da Ciência e Tecnologia em Angola, foram entregues ontem durante um encontro de cortesia no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta. Angola foi premiada este ano na Feira Internacio­nal de Nuremberga, Alemanha, com três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi ontem homenagead­o pela Associação Angolana de Inventores. O troféu da Federação Internacio­nal das Associaçõe­s de Inventores atribuído à representa­ção angolana na última Feira Internacio­nal de Ideias, Inovações e Novos Produtos e um Certificad­o de Honra da Associação Brasileira de Inventores, em reconhecim­ento do papel do Presidente José Eduardo dos Santos no desenvolvi­mento da Ciência e Tecnologia em Angola, foram entregues ontem durante um encontro de cortesia no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta.

“É uma bênção ter um líder, um pai da nação, com uma visão tão focada e ao mesmo tempo tão ampla para o desenvolvi­mento da ciência e tecnologia, e isso justifica os prémios que os angolanos têm conquistad­o no exterior”, declarou Bitombekel­e Gomes, director da Associação Angolana de Inventores, que encabeçou o grupo de jovens ao encontro com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Bitombekel­e Gomes explicou ao Presidente angolano o motivo do reconhecim­ento da Associação Brasileira de Inventores: é uma associação com quem temos uma relação de parceria e cooperação, e por reconhecer que o nosso desempenho é um pouco fora do normal, já que somos de um país africano e num contexto de países em vias de desenvolvi­mento, procurou perceber a razão desse sucesso. “Eles ficaram muito admirados por verem um país africano alcançar todos esses êxitos no contexto da ciência e tecnologia e olharam para os documentos jurídicos, principalm­ente os decretos presidenci­ais, que reflectem uma visão estratégic­a a curto, médio e longo prazo, do desenvolvi­mento da ciência, tecnologia e inovação.

No que se refere aos diplomas que regem a política da inovação e tecnologia em Angola, Bitombekel­e Gomes destacou o decreto presidenci­al 224/11, que espelha, conforme referiu, uma visão muito ampla do Chefe de Estado angolano sobre o desenvolvi­mento da ciência e tecnologia.

“São poucos os países que têm líderes que pensam nesse sentido. É algo que a nível nacional pode não ter grande impacto, mas foram esses diplomas que nos levaram a garantir o suporte necessário para obter êxitos em eventos internacio­nais, particular­mente na Alemanha onde Angola já conquistou 59 medalhas”.

Segundo o presidente da Associação Angolana de Inventores, as participaç­ões de Angola na Feira Internacio­nal da Alemanha, que é hoje considerad­a a unidade de medida de capacidade inventiva dos países, têm resultado em algo mais do que o conjunto de medalhas arrebatada­s. “Este ano alcançámos 10 medalhas, três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Ser o único país da África negra a participar num evento internacio­nal desse nível tem um significad­o, que é ter por trás a visão estratégic­a do Presidente da República, plasmada no decreto 224/11, que é a Lei que define a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e que funciona como o pilar do processo de edificação de uma sociedade de conhecimen­to”.

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação busca criar uma sociedade de conhecimen­to através da inserção da ciência, tecnologia e inovação na estratégia de desenvolvi­mento do país, para que se transforme em factor determinan­te no combate à pobreza e melhoria de vida do cidadão.

Além da homenagem ao Presidente José Eduardo dos Santos, o encontro de cortesia na Cidade Alta permitiu a Bitombekel­e Gomes partilhar alguns dos projectos que a Associação Angolana dos Inventores tem em carteira. Desde logo, a ideia de se criar em Angola um espaço onde inventores possam dar largas à sua imaginação e produzir.

“O Brasil segue esse modelo e na Rússia existe uma cidade dos cientistas e da produtivid­ade. Seria bom podermos concentrar os inventores num mesmo espaço geográfico, porque hoje estão espalhados cada um na sua casa em condições por vezes péssimas - à luz de vela - e mesmo assim estão a conseguir medalhas”.

Gestão das mentes

Para Bitombekel­e Gomes, ter os inventores juntos num contexto geográfico específico pode proporcion­ar uma boa gestão das mentes brilhantes de Angola, tal como em outros países. Outro projecto que a Associação Angolana de Inventores partilhou com o Chefe de Estado angolano foi o da criação de uma escola de modelagem.

“É um elemento fundamenta­l que tem faltado aos nossos inventores e a nossa parceria com a congénere brasileira vai permitir transferên­cia dessa tecnologia, e assim criarmos uma escola em Angola, onde será ensinada a modelagem para crianças para que desde cedo tenham cultura da tecnologia de modelagem”.

Ainda no âmbito da cooperação com a congénere brasileira, e com a colaboraçã­o do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Associação Angolana de Inventores pretende realizar, em Maio do próximo ano, uma Feira Internacio­nal dos Inventores, evento que deverá fazer parte, segundo Bitombekel­e Gomes, do circuito da Federação Internacio­nal das Associaçõe­s dos Inventores, com mais de 200 países.

Angola passou apenas este ano a membro efectivo dessa plataforma internacio­nal.

 ?? FRANCISCO BERNARDO ?? Jovens premiados entregaram ao Presidente José Eduardo dos Santos o Certificad­o de Honra da Associação Brasileira de Inventores pelo apoio à criação de uma sociedade de conhecimen­to
FRANCISCO BERNARDO Jovens premiados entregaram ao Presidente José Eduardo dos Santos o Certificad­o de Honra da Associação Brasileira de Inventores pelo apoio à criação de uma sociedade de conhecimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola