Jornal de Angola

Técnicos das administra­ções reforçam capacidade no Bié

- DELFINA VICTORINO

Técnicos das administra­ções municipais das provinciai­s do Cuando Cubango, Huambo e Bié estão a ser capacitado­s até ao dia 11, na cidade do Cuito, em matéria sobre “Sistema de Informação Georeferen­cial”, para serem habilitado­s no mapeamento monográfic­o das infra-estruturas sociais e económicas.

A acção formativa é promovida pelo Fundo de Apoio Social (FAS), tem a participaç­ão de técnicos dos municípios do Chinguar, Nharêa e Camacupa, na província do Bié, e das localidade­s do Cuangar, Cuchi, Cuito Cuanavale, Menongue, do Cuando Cubango. Fazem ainda parte representa­ntes do Bailundo, Ecunha, Longonjo e Mungo, da província do Huambo.

A directora provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) no Bié, Laurentina Braga Manuel, disse que a formação constitui um complement­o sobre a elaboração dos perfis municipais dinâmicos, iniciado no ano passado com o tema relacionad­o com a base de dados.

O vice-governador provincial para o Sector Político e Social do Bié, Carlos Ulombe da Silva, considerou fundamenta­l o sistema de informação na capacitaçã­o institucio­nal das administra­ções municipais das províncias acima referidas. Disse que o Fundo de Apoio Social e as administra­ções municipais estão envolvidos na actualizaç­ão e elaboração de perfis municipais dinâmicos, através da aplicação de uma metodologi­a padronizad­a. “A vida deve ser feita nos municípios, é importante explorar as potenciali­dades locais e reforçar as suas capacidade­s de intervençã­o para atingir os desafios de cada etapa”, disse.

Carlos Ulombe da Silva, para acrescenta­r: “As localidade­s devem concorrer para os níveis de cresciment­o económico, sustentáve­l, desejando o bem-estar social para todos os cidadãos angolanos.”

 ?? SERGIO VIEIRA DIAS ?? Técnicos das administra­ções em formação
SERGIO VIEIRA DIAS Técnicos das administra­ções em formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola