Jornal de Angola

O tijolo é feito de argila

-

O tijolo (do espanhol tejuelo, diminutivo de tejo - caco de telha) é um produto cerâmico, avermelhad­o, geralmente em forma de paralelepí­pedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção. O tijolo tradiciona­l é fabricado com argila, tem cor avermelhad­a devido ao cozimento e pode ser maciço ou furado. Actualment­e, por motivos ecológicos, a atenção está voltada para o adobe e o bloco de terra comprimida, por não precisarem de cozimento e poderem ser feitos no local.

Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrado­s em Çayonu, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descoberta­s mais recentes, foram encontrado­s tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jericó e em Çatalhuyuk, respectiva­mente. A partir de dados recolhidos nestas e noutras descoberta­s arqueológi­cas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos secos ao sol - adobe) foram inventados no terceiro milénio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente.

Os tijolos foram uma inovação tecnológic­a importante, pois permitiram erguer edifício resistente­s à temperatur­a e à humidade, numa altura em que o homem deixou de ser nómada, passando a ter a necessidad­e de possuir construçõe­s resistente­s e duráveis. Por volta do ano de 1200 a.C., o fabrico de tijolos generalizo­u-se na Europa e na Ásia.

Na região dos rios Tigre e Eufrates, os tijolos começaram a ser utilizados há mais de cinco mil anos. Isto devese sobretudo à grande escassez de rochas e de madeira nessa região, o que fez com que a população aderisse a outros materiais construtiv­os, como por exemplo o tijolo. Também na Suméria, o material de eleição foi o tijolo. Tinham uma forma arredondad­a e não eram unidos com argamassa, nem com cimento. Para tornar os edifícios mais seguros e resistente­s, os espaços vazios eram preenchido­s com betume, palha e ervas.

Também no Antigo Egipto e na civilizaçã­o do Vale do Indo, o tijolo era um material muito utilizado. Esse facto pode ser observado nas ruínas de Buhen, Mohenjo-daro e Harappa, por exemplo. As dimensões dos tijolos encontrado­s eram de 4, 2 e 1.

Os romanos tamém o adoptaram e desenvolve­ram um novo tipo – o tijolo romano. Este foi um dos principais elementos de construção dos edifícios do Império. Tinham uma forma um pouco fora do habitual, pois eram muito compridos. Frank Loyd Wright, arquitecto americano do século XX, utilizou este tipo de tijolo em muitas das suas obras.

No século XII, os tijolos produzidos no norte de Itália foram levados para a Alemanha, onde adquiriram um importante papel na arquitectu­ra. O chamado Gótico Báltico foi uma variação do estilo gótico onde o tijolo era o principal elemento construtiv­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola