Jornal de Angola

Finalistas correm para África

- ANTÓNIO DE BRITO |

Progresso Sambizanga e Recreativo do Libolo fecham hoje às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, a presente temporada futebolíst­ica, com a disputa da final da 35ª Taça de Angola, depois de o 1º de Agosto se ter sagrado campeão do Girabola.

Tal como abriu a época em Fevereiro, a formação do Cuanza Sul tem a oportunida­de de conquistar o segundo troféu na temporada, depois do triunfo na Supertaça de Angola.

As equipas jogam uma cartada decisiva, já que os emblemas ambicionam a conquista da taça, por forma a justificar os investimen­tos feitos nos plantéis.

Os sambilas viram os seus propósitos gorados, ao terminarem a competição na oitava posição, com 39, quando a meta era o quinto lugar. Os libolenses falharam a defesa do título, concluindo a prova no terceiro posto, com 60 pontos.

O Progresso e o Libolo disputam uma final inédita na segunda maior prova futebolíst­ica nacional, sendo a segunda presença para cada uma das equipas. A formação treinada por Albano César persegue o segundo troféu, depois do título conquistad­o em 1996, ao vencer na final, por 1-0, o 1º de Maio de Benguela. O Recreativo do Libolo procura o primeiro título, após a derrota (0-1), em 2008, frente ao Santos FC.

Na equipa sambila, a continuida­de de Albano César passa por ganhar a taça. Se falhar o objectivo colocado em cima da mesa pela direcção presidida por Paixão Júnior, será o fim do matrimónio. Roberto do Carmo “Robertinho”, ex-treinador do ASA, pode ser o substituto do actual treinador do Progresso. Do lado do Recreativo do Libolo, João Paulo Costa não passa pela mesma situação. Durante a semana de preparação, o técnico português mostrou-se muito confiante na conquista da taça. As equipas não têm nenhum registo de casos clínicos.

Com esses condimento­s, o desafio entre o Progresso e o Libolo promete ser intenso e de resultado imprevisív­el. Na temporada que hoje termina, os dois conjuntos realizam o terceiro jogo, depois do empate sem golos no primeiro turno do campeonato, disputado na vila de Calulo. Em Luanda, o Progresso ganhou por 1-0, na 27ª jornada.

Trata-se de um "ajuste de contas", depois de os sambilas terem arredado os libolenses da corrida ao título do Girabola em disputa, com o 1º de Agosto e o Petro de Luanda. Espera-se por uma casa cheia, com os adeptos das duas equipas a agitarem as bancadas. Além dos quatro campeonato­s ganhos (2011,12,14 e 15), o Libolo venceu ainda por duas ocasiões a Supertaça de Angola (2015 e 2016).

 ?? PAULO MULAZA ?? Equipa do Sambizanga prometeu discutir o jogo da final do primeiro ao último minuto
PAULO MULAZA Equipa do Sambizanga prometeu discutir o jogo da final do primeiro ao último minuto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola