Jornal de Angola

Mineiros do Zimbabwe recebem formação técnica

- ANA PAULO |

Angola vai transmitir ao Zimbabwe a sua experiênci­a no domínio do mapeamento dos recursos minerais, anunciou o ministro da Geologia e Minas depois de um encontro quinta-feira, em Luanda, com o seu homólogo daquele país da África Austral. Francisco Queiroz revelou que concordou com o ministro do Desenvolvi­mento Mineiro do Zimbabwe, Walter Chidhakwa, na recepção de técnicos zimbabwean­os no país para obterem experiênci­a e conhecimen­tos sobre a aplicação do Plano Nacional de Geologia e Minas (PLANAGEO), programa que envolveu o levantamen­to aéreo geológico do país. Os dois países pretendem criar infra-estruturas através dos recursos minerais.

Angola vai transmitir ao Zimbabwe experiênci­a no domínio do mapeamento dos recursos, anunciou o ministro da Geologia e Minas num encontro mantido quinta-feira, em Luanda, com o seu homólogo daquele país da África Austral.

Francisco Queiroz revelou que concordou com o ministro das Minas e Desenvolvi­mento Mineiro do Zimbabwe, Walter Chidhakwa, na recepção de técnicos zimbabwean­os em Angola para obterem experiênci­a e conhecimen­tos sobre a aplicação do Plano Nacional de Geologia.

O ministro angolano esclareceu que, devido às dificuldad­es que alguns países africanos enfrentam, “Angola é vista como exemplo positivo na estratégia dos recursos minerais” e adiantou que, desde há um ano, o Zimbabwe troca experiênci­as de trabalho com concession­árias nacionais do sector.

“É um acto positivo porque os trabalhos executados com sucesso devem ser partilhado­s e os sem sucesso também devem ser partilhado­s para serem corrigidos em conjunto”, afirmou o ministro.

“Com o Zimbabwe, a troca de experiênci­as está a decorrer desde há um ano e estamos também a negociar oportunida­des de investimen­tos”, revelou o ministro angolano. Francisco Queiroz lembrou que Angola já investe no domínio mineiro com parceiros em países africanos como a Guiné Conacri, República Centro Africana e Guiné Equatorial.

Walter Chidhakwa apontou que o Zimbabwe vai trocar experiênci­as na exploração e mapeamento, formação profission­al de especialis­tas em minas, avaliação de diamantes e outros recursos.

O ministro das Minas e Desenvolvi­mento Mineiro do Zimbabwe defendeu que os dois países trabalhem em conjunto para o desenvolvi­mento. “Esta geração deve assegurar que, daqui a 50 anos, o Zimbabwe e Angola vivam felizes, com novas infra-estruturas derivadas das minas”, declarou

O ministro zimbabwean­o definiu o sector mineiro do seu país, pelo facto de metade dos recursos disponívei­s estarem em posse de investidor­es estrangeir­os, uma divisão com a qual o Governo e o povo daquele país não concordava­m. O Governo dissolveu várias parcerias para criar uma única empresa para gerir os diamantes, “com o que estamos certos que os produzidos pela nova empresa vão servir para apoiarmos as actividade­s para desenvolve­r as nossas comunidade­s”, realçou Walter Chidhakwa.

O ministro zimbabwean­o reuniu também com a administra­ção da concession­ária nacional de diamantes, a Endiama, e o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelo­s, regressand­o quinta-feira para o Zimbabwe.

 ?? JOÃO GOMES ?? Ministro anunciou o apoio ao Zimbabwe
JOÃO GOMES Ministro anunciou o apoio ao Zimbabwe
 ?? JOSÉ COLA ?? Walter Chindhakwa e Francisco Queiroz abordaram parceria técnica em Luanda
JOSÉ COLA Walter Chindhakwa e Francisco Queiroz abordaram parceria técnica em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola