Jornal de Angola

População da Chipipa com mais água potável

- JUSTINO VITORINO |

Mais de 1.500 famílias das aldeias de Kayaya, Bomba Elonda e Tchiquissi­ngui, comuna da Chipipa, na província do Huambo, contam, desde quarta-feira, com mais água potável, com a entrada em funcioname­nto de três sistemas de captação, tratamento e abastecime­nto.

O administra­dor adjunto para Organizaçã­o e Serviços Técnicos, João Carlos, que falou no acto inaugural, disse que os equipament­os entregues à população vão facilitar a vida dos habitantes, que têm percorrido longas distâncias em busca de água para o consumo.

João Carlos afirmou que a inauguraçã­o dos sistemas de captação e distribuiç­ão de água às aldeias acima supracitad­as consta da lista das prioridade­s do Executivo, que visam melhorar a qualidade de vida da população. Os habitantes da comuna da Chipipa aplaudiram os esforços do Governo do Huambo, por ter colocado à sua disposição o sistema de água canalizada, que, em forma gradual, vai contribuir para a redução das doenças diarreicas agudas nas comunidade­s.

Orçado em mais de sete milhões de kwanzas, o equipament­o funciona com o recurso de energia produzida por painéis solares e foi construído no âmbito do programa do Executivo de combate à pobreza.

Relativame­nte aos sectores da Saúde e da Educação, o regedor da aldeia de Kayaya, Tadeu Epalanga, considerou estável, notando-se um cresciment­o de infra-estruturas escolares, que têm permitido o ingresso de muitas crianças no sistema normal de ensino e aprendizag­em.

 ?? MARCELO MANUEL ?? Estão a ser recuperado­s e instalados vários sistemas de captação e abastecime­nto de água
MARCELO MANUEL Estão a ser recuperado­s e instalados vários sistemas de captação e abastecime­nto de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola