Po­pu­la­ção da Chi­pi­pa com mais água po­tá­vel

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JUSTINO VITORINO |

Mais de 1.500 fa­mí­li­as das al­dei­as de Kayaya, Bom­ba Elon­da e Tchi­quis­sin­gui, co­mu­na da Chi­pi­pa, na pro­vín­cia do Huambo, con­tam, des­de quar­ta-fei­ra, com mais água po­tá­vel, com a en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to de três sis­te­mas de cap­ta­ção, tra­ta­men­to e abas­te­ci­men­to.

O ad­mi­nis­tra­dor ad­jun­to pa­ra Or­ga­ni­za­ção e Ser­vi­ços Téc­ni­cos, João Car­los, que fa­lou no ac­to inau­gu­ral, dis­se que os equi­pa­men­tos en­tre­gues à po­pu­la­ção vão fa­ci­li­tar a vi­da dos ha­bi­tan­tes, que têm per­cor­ri­do lon­gas dis­tân­ci­as em bus­ca de água pa­ra o con­su­mo.

João Car­los afir­mou que a inau­gu­ra­ção dos sis­te­mas de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção de água às al­dei­as aci­ma su­pra­ci­ta­das cons­ta da lis­ta das pri­o­ri­da­des do Exe­cu­ti­vo, que vi­sam me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção. Os ha­bi­tan­tes da co­mu­na da Chi­pi­pa aplau­di­ram os es­for­ços do Go­ver­no do Huambo, por ter co­lo­ca­do à sua dis­po­si­ção o sis­te­ma de água ca­na­li­za­da, que, em for­ma gra­du­al, vai con­tri­buir pa­ra a re­du­ção das do­en­ças di­ar­rei­cas agu­das nas co­mu­ni­da­des.

Or­ça­do em mais de se­te mi­lhões de kwan­zas, o equi­pa­men­to fun­ci­o­na com o re­cur­so de ener­gia pro­du­zi­da por pai­néis so­la­res e foi cons­truí­do no âm­bi­to do pro­gra­ma do Exe­cu­ti­vo de com­ba­te à po­bre­za.

Re­la­ti­va­men­te aos sec­to­res da Saú­de e da Edu­ca­ção, o re­ge­dor da al­deia de Kayaya, Ta­deu Epa­lan­ga, con­si­de­rou es­tá­vel, no­tan­do-se um cres­ci­men­to de in­fra-es­tru­tu­ras es­co­la­res, que têm per­mi­ti­do o in­gres­so de mui­tas cri­an­ças no sis­te­ma nor­mal de en­si­no e apren­di­za­gem.

MAR­CE­LO MA­NU­EL

Es­tão a ser re­cu­pe­ra­dos e ins­ta­la­dos vá­ri­os sis­te­mas de cap­ta­ção e abas­te­ci­men­to de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.