Con­se­lho de Se­gu­ran­ça ava­lia a si­tu­a­ção na RDC

De­le­ga­ção é che­fi­a­da pe­los re­pre­sen­tan­tes per­ma­nen­tes de Lu­an­da e Pa­ris jun­to da ONU

Jornal de Angola - - PARTADA -

Uma mis­são do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das tra­ba­lha ho­je e ama­nhã em Kinsha­sa e em Lu­an­da, num no­vo es­for­ço da co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal pa­ra a pa­ci­fi­ca­ção e es­ta­bi­li­za­ção da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC). Pro­pos­ta por An­go­la, a mis­são tem reu­niões com o Go­ver­no, Par­la­men­to, par­ti­dos po­lí­ti­cos, so­ci­e­da­de ci­vil e ou­tros prin­ci­pais ac­to­res da ce­na po­lí­ti­ca da RDC, par­ti­cu­lar­men­te so­bre o pro­ces­so elei­to­ral. A mis­são é che­fi­a­da pe­los re­pre­sen­tan­tes per­ma­nen­tes de An­go­la e da Fran­ça jun­to das Na­ções Uni­das, em­bai­xa­do­res Is­ma­el Gas­par Mar­tins e Fran­çois De­lat­tre, e che­ga a Lu­an­da ama­nhã. Na agen­da, cons­tam en­con­tros com as au­to­ri­da­des an­go­la­nas, já que o país de­tém a pre­si­dên­cia da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos (CIRGL).

Uma mis­são do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das tra­ba­lha ho­je até se­gun­da-fei­ra na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) e em An­go­la, em mais um es­for­ço in­ter­na­ci­o­nal pa­ra a pa­ci­fi­ca­ção e es­ta­bi­li­za­ção da RDC.

Pro­pos­ta por An­go­la, a mis­são tem reu­niões com o Go­ver­no, Par­la­men­to, par­ti­dos po­lí­ti­cos, so­ci­e­da­de ci­vil e ou­tros prin­ci­pais ac­to­res da ce­na po­lí­ti­ca da RDC, par­ti­cu­lar­men­te so­bre o pro­ces­so elei­to­ral.

A mis­são é che­fi­a­da pe­los re­pre­sen­tan­tes per­ma­nen­tes de An­go­la e da Fran­ça jun­to das Na­ções Uni­das, em­bai­xa­do­res Is­ma­el Gas­par Mar­tins e Fran­çois De­lat­tre, e che­ga a Lu­an­da ama­nhã.

Na agen­da, cons­tam en­con­tros com as au­to­ri­da­des an­go­la­nas, já que o país de­tém a pre­si­dên­cia da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal pa­ra a Re­gião dos Gran­des La­gos. A de­le­ga­ção vai apro­vei­tar pa­ra ava­li­ar os pro­gres­sos re­gis­ta­dos na RDC.

No mês pas­sa­do, Lu­an­da aco­lheu uma reu­nião de Al­to Ní­vel do Me­ca­nis­mo Re­gi­o­nal de Su­per­vi­são do Acor­do-Qua­dro pa­ra a Paz, Se­gu­ran­ça e Co­o­pe­ra­ção na RDC e Re­gião dos Gran­des La­gos, na qual par­ti­ci­pou o en­vi­a­do es­pe­ci­al do se­cre­tá­rio-ge­ral das Na­ções Uni­das pa­ra a re­gião.

Os mem­bros do Me­ca­nis­mo de Su­per­vi­são sau­da­ram o lan­ça­men­to pe­lo Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das, em Mar­ço, do qua­dro es­tra­té­gi­co re­gi­o­nal pa­ra os Gran­des La­gos du­ran­te um de­ba­te aber­to do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça pa­ra a pre­ven­ção e re­so­lu­ção de con­fli­tos na Re­gião dos Gran­des La­gos e en­co­ra­ja­ram os paí­ses da re­gião a in­ten­si­fi­ca­rem os seus es­for­ços pa­ra me­lho­rar ain­da mais as re­la­ções atra­vés de ca­nais bi­la­te­rais e de me­ca­nis­mos re­gi­o­nais exis­ten­tes so­bre se­gu­ran­ça, estabilidade e de­sen­vol­vi­men­to.

Além dis­so, ape­la­ram aos ou­tros paí­ses da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal pa­ra a Re­gião dos Gran­des La­gos e da SADC pa­ra con­tri­buí­rem com tro­pas pa­ra a bri­ga­da de For­ça de In­ter­ven­ção da MONUSCO, a fim de se me­lho­rar as ope­ra­ções con­tra as for­ças ne­ga­ti­vas, em es­trei­ta con­sul­ta com o Go­ver­no da RDC.

Os par­ti­ci­pan­tes con­de­na­ram a vi­o­lên­cia na RDC e en­co­ra­ja­ram to­das as par­tes a bus­ca­rem so­lu­ções pa­cí­fi­cas pa­ra a cri­se po­lí­ti­ca. Re­gis­ta­ram com sa­tis­fa­ção as me­di­das com vis­ta ao au­men­to da con­fi­an­ça no Go­ver­no e in­cen­ti­va­ram a to­ma­da de de­ci­sões adi­ci­o­nais pa­ra o re­for­ço de con­fi­an­ça, a fim de as­se­gu­rar um pro­ces­so mais in­clu­si­vo.

Os par­ti­ci­pan­tes sau­da­ram os es­for­ços da Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na pa­ra a pro­mo­ção do diá­lo­go e re­con­ci­li­a­ção e ape­la­ram a to­dos os gru­pos ar­ma­dos pa­ra o diá­lo­go com as au­to­ri­da­des na­ci­o­nais, com vis­ta a as­se­gu­rar a paz e estabilidade. Pe­di­ram uma mai­or aten­ção à ame­a­ça re­pre­sen­ta­da pe­lo Exér­ci­to de Re­sis­tên­cia do Se­nhor em áre­as na RCA e em to­da a re­gião e en­co­ra­ja­ram os paí­ses da re­gião a con­ti­nu­a­rem a co­o­pe­rar no sen­ti­do de neu­tra­li­zar o Exér­ci­to de Re­sis­tên­cia do Se­nhor atra­vés do apoio con­ti­nu­a­do ao gru­po de tra­ba­lho re­gi­o­nal da UA pa­ra eli­mi­na­ção des­te gru­po.

Em re­la­ção ao Su­dão do Sul, os par­ti­ci­pan­tes pe­di­ram a im­ple­men­ta­ção do com­pro­mis­so as­su­mi­do no acor­do pa­ra a re­so­lu­ção de con­fli­tos no país. In­cen­ti­va­ram o Go­ver­no do Su­dão do Sul a pros­se­guir os es­for­ços pa­ra de­sar­mar as for­ças ne­ga­ti­vas exis­ten­tes no ter­ri­tó­rio.

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, ex­pres­sou o de­se­jo de que o Go­ver­no de Uni­da­de Na­ci­o­nal a ser for­ma­do na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go po­nha fim ao cli­ma de con­tes­ta­ção e de­ses­ta­bi­li­za­ção que tem rei­na­do no país nos úl­ti­mos tem­pos.

O Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, que além de Pre­si­den­te da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos é o co­or­de­na­dor do Me­ca­nis­mo Re­gi­o­nal de Su­per­vi­são do Acor­do-Qua­dro, dei­xou um avi­so aos apo­lo­gis­tas da vi­o­lên­cia: “é im­por­tan­te que sai­bam que só em paz e com estabilidade é pos­sí­vel re­a­li­zar um pro­ces­so elei­to­ral sé­rio, ho­nes­to e que se­ja cre­dí­vel pa­ra o po­vo que vai vo­tar e pa­ra a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal que vai tes­te­mu­nhar”.

Além de re­pre­sen­tan­tes dos Es­ta­dos sig­na­tá­ri­os do Acor­do-Qua­dro, as­si­na­do a 24 de Fe­ve­rei­ro de 2013, a reu­nião de Lu­an­da te­ve a pre­sen­ça dos en­vi­a­dos es­pe­ci­ais da União Afri­ca­na, do se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal pa­ra a Re­gião dos Gran­des La­gos e de um re­pre­sen­tan­te do se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral.

A Co­mu­ni­da­de Eco­nó­mi­ca dos Es­ta­dos da Áfri­ca Cen­tral (CEEAC) par­ti­ci­pou co­mo con­vi­da­da ao en­con­tro, em que tam­bém es­ti­ve­ram pre­sen­tes en­vi­a­dos es­pe­ci­ais dos Es­ta­dos Uni­dos, Rús­sia, Chi­na, Fran­ça, Rei­no Uni­do, União Eu­ro­peia e Bél­gi­ca.

DOMBELE BER­NAR­DO

Em­bai­xa­dor Is­ma­el Mar­tins (à es­quer­da) é um dos che­fes da mis­são do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU que tra­ba­lha em Kinsha­sa e Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.