Jornal de Angola

Morre nos EUA Leonard Cohen

-

Morreu quinta-feira, aos 82 anos, o poeta, escritor, cantor e compositor canadiano Leonard Cohen. O anúncio da sua morte foi feito pela sua editora, a Sony Music Canada, na página oficial no facebook do músico: “É com profunda dor que anunciamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen faleceu. Perdemos um dos mais aclamados e prolíficos visionário­s da música. Uma cerimónia terá lugar em Los Angeles em breve. A família pede privacidad­e durante este período de luto.” Não foi revelada a causa da sua morte. Leonard Norman Cohen nasceu no Quebeque, na cidade de Westmount, arredores de Montréal, a 21 de Setembro de 1934. A música entrou cedo na sua vida, na adolescênc­ia, com os Buckskin Boys, um grupo folk de que não reza a história.

O contacto com a poesia de Federico Garcia Lorca, de quem muitos anos mais tarde musicaria “Take This Waltz” (1988), conduziu-o à escrita - de poemas e romances. Publicou três livros, quando nos anos 1960 se instalou numa ilha grega, Hidra: “Flowers for Hitler” (1964), “The Favourite Game” (1963) e “Beautiful Losers” (1966). Mas regressa à América e à música. De visita a Nova Iorque, contacta de novo a música folk e conhece a cantora Judy Collins. Publica então “Songs of Leonard Cohen” (1967), que abre com “Suzanne”, canção maior de amor, como tantas da sua pena, de um álbum fulgurante - nas suas palavras e guitarras e coros - e onde também se ouve “So Long, Marianne”.

Em Agosto passado, soube-se que a Marianne da canção tinha morrido e Leonard escreveu-lhe uma carta de despedida, em que falava da morte. “Sabes Marianne, chegou este tempo em que estamos realmente tão velhos e os nossos corpos estão caindo aos poucos que acho que vou seguir-te muito em breve. Sei que estou tão perto de ti que se esticares a tua mão, acho que consegues tocar na minha.”

Judeu convertido ao budismo, Cohen nunca deixou de trazer muitas referência­s religiosas. “Hineni”, que canta no seu álbum de despedida, é uma palavra hebraica que significa “aqui estou”, dita por Abraão a Deus. Este dia 10, Leonard cantou-a pela última vez.

 ?? AFP ?? Morte do lendário poeta e músico é chorada um pouco por todos os continente­s
AFP Morte do lendário poeta e músico é chorada um pouco por todos os continente­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola