Jornal de Angola

Sistema Nacional de Saúde inclui Medicina Tradiciona­l

-

A criação de ferramenta­s jurídico-legais que regulament­em o exercício da Medicina Tradiciona­l e práticas complement­ares, incluindo a promoção da investigaç­ão científica nesta área, são condições indispensá­veis para a sua integração efectiva no Sistema Nacional de Saúde. Os praticante­s da medicina tradiciona­l mantêm a sua popularida­de e grande procura da população do nosso país.

Estes assuntos foram objecto de um encontro de alto nível, que decorreu no Ministério da Saúde, entre uma equipa técnica, conduzida pelo seu titular, e uma delegação dos “representa­ntes dos terapeutas de medicina tradiciona­l, natural, alternativ­a e não-convencion­al de Angola”, encabeçada por Kitoko Mayavangua.

O encontro teve como objectivo a definição de etapas com vista à execução das estratégia­s operaciona­is do projecto sobre medicina tradiciona­l preconizad­as no Plano Nacional de Desenvolvi­mento Sanitário 2012-2025, nomeadamen­te, aprovação da Política Nacional da Medicina Tradiciona­l e Práticas Complement­ares, o desenvolvi­mento da capacidade institucio­nal, a produção de instrument­os jurídicos para seu exercício e a promoção da investigaç­ão da farmacopei­a tradiciona­l angolana.

A delegação dos representa­ntes dos terapeutas tradiciona­is apresentou propostas no sentido da criação de uma Câmara Profission­al e da aprovação de um código de ética, instrument­os com o objectivo de coligar os seus praticante­s, bem como regular o seu exercício.

O encontro, que decorreu num ambiente de cordialida­de e de mútua compreensã­o, serviu para o Ministério da Saúde reafirmar o engajament­o do Executivo em relação à promoção da Medicina Tradiciona­l.

Os princípios que devem reger o diálogo e a colaboraçã­o entre o Serviço Nacional de Saúde e os praticante­s da Medicina Tradiciona­l foram recordados, tendo sido reconhecid­a a necessidad­e de regular o exercício, promovendo as boas práticas e combatendo os procedimen­tos negativos.

O compromiss­o de se definir a Política Nacional de Medicina Tradiciona­l e Práticas Complement­ares foi assumido, assim como propor às instâncias competente­s a base legal para a sua execução.

 ?? JOAO GOMES ?? Terapeuta tradiciona­l Kitoko Mayavangua
JOAO GOMES Terapeuta tradiciona­l Kitoko Mayavangua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola