Jornal de Angola

Consumo excessivo de álcool é a principal causa da doença

- ADALBERTO CEITA |

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é a principal causa do aumento de casos de lesões no pâncreas, revelou em Luanda a médica interna de cirurgia geral do Hospital Militar Principal.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, à margem do 1.º Workshop de Cirurgia- Patologias Cirúrgicas do Pâncreas”, promovido pelo Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, Jéssica Campos considerou a escolha do tema pertinente, sobretudo porque nos últimos anos tem sido motivo de lesões graves entre militares.

“Como médicos, também trabalhamo­s no seio da comunidade e temos notado o índice de alcoolismo que tem levado a lesões do pâncreas a longo prazo”, alertou.

Jéssica Campos explicou que o encontro, que reuniu especialis­tas em cirurgia, gastro-enterologi­a e medicina geral, entre outros objectivos, teve o propósito de clarificar se as condutas médicas e cirúrgicas estão a ser devidament­e tomadas, de modo a evitar as lesões no pâncreas.

A médica inclui igualmente entre as causas principais da enfermidad­e o tabagismo, as diabetes e a hereditari­edade.

Além de apontar que a mortalidad­e entre os afectados por lesões no pâncreas chega a mais de 50 por cento, aconselhou as pessoas em situação de risco a mudarem o estilo de vida e a cuidarem melhor da própria saúde. O “workshop”, que decorreu sob o lema “Um dia com o pâncreas”, abordou entre outros os temas a “Pancreatit­e crónica-Quadro clínico e diagnóstic­o”, “Tumores benignos não endócrinos do pâncreas-Diagnóstic­o e tratamento”, “Tratamento de quimiotera­pia e radioterap­ia nos tumores do pâncreas” e “Lesões malignas do pâncreas-Casuística do Hospital Militar”.

 ?? ROSÁRIO DOS SANTOS ?? Médica especialis­ta Jéssica Campos
ROSÁRIO DOS SANTOS Médica especialis­ta Jéssica Campos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola