Téc­ni­cos do sec­tor da Saú­de apri­mo­ram co­nhe­ci­men­tos

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - VIC­TOR PE­DRO |

Um to­tal de vin­te téc­ni­cos de saú­de dos 12 mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia do Cuanza Sul es­tá me­lhor pre­pa­ra­do pa­ra li­dar com as­sun­tos li­ga­dos à es­ta­tís­ti­ca ge­ral e in­for­má­ti­ca, na sequên­cia de um se­mi­ná­rio re­a­li­za­do no Sum­be, du­ran­te três di­as.

A ac­ção for­ma­ti­va, pro­mo­vi­da pe­la Con­saú­de, te­ve co­mo ob­jec­ti­vo ac­tu­a­li­zar os téc­ni­cos da área de ba­se de da­dos dos pos­tos mé­di­cos, cen­tros de saú­de e hos­pi­tais com co­nhe­ci­men­tos que ve­nham a tor­nar mais cé­le­re a re­co­lha de da­dos, que per­mi­tam ob­ter re­sul­ta­dos, bem co­mo so­lu­ci­o­nar, da me­lhor ma­nei­ra, os pro­ble­mas dos pa­ci­en­tes.

Os par­ti­ci­pan­tes abor­da­ram, en­tre ou­tros, sub­te­mas co­mo a re­co­lha de da­dos, com­pi­la­ção, aná­li­ses e pu­bli­ca­ção em es­pa­ço re­cor­de. O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Sum­be, Ma­nu­el da Sil­va, afir­mou que a par­ce­ria en­tre a Con­saú­de e o sec­tor da Saú­de es­tá a per­mi­tir me­lho­rar a pres­ta­ção do ser­vi­ço de saú­de à po­pu­la­ção das zo­nas recôn­di­tas.

Ma­nu­el da Sil­va re­co­nhe­ceu que ain­da há mui­to ca­mi­nho a per­cor­rer no ca­pí­tu­lo da ex­ce­lên­cia, em ter­mos de aten­di­men­to mé­di­co-me­di­ca­men­to­so, pe­lo que exor­tou to­das as sen­si­bi­li­da­des a apro­vei­ta­rem as opor­tu­ni­da­des que sur­gem. Pa­ra o ad­mi­nis­tra­dor, é ne­ces­sá­rio e opor­tu­no apos­tar nu­ma for­ma­ção per­ma­nen­te, um fac­to que vai per­mi­tir equi­li­brar o em­pe­nho dos téc­ni­cos, com re­al­ce pa­ra aque­les que pos­su­em cursos bá­si­cos e au­xi­li­a­res, que já exer­cem a pro­fis­são.

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Sum­be pe­diu aos for­man­dos mais de­di­ca­ção e em­pe­nho, pa­ra que os co­nhe­ci­men­tos ab­sor­vi­dos se­jam apli­ca­dos na prá­ti­ca e trans­mi­ti­dos aos que não be­ne­fi­ci­a­ram da re­fe­ri­da for­ma­ção. Ma­nu­el da Sil­va afir­mou que o me­lho­ra­men­to dos ser­vi­ços de saú­de já é uma re­a­li­da­de no país, pe­lo que os qua­dros da Saú­de par­ti­ci­pan­tes na ac­ção for­ma­ti­va e não só de­vem man­ter uma re­la­ção sau­dá­vel com os pa­ci­en­tes, exer­cen­do a pro­fis­são com amor, en­tre­ga e ab­ne­ga­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.