Anun­ci­a­do pa­co­te cli­má­ti­co

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das pa­ra a Agri­cul­tu­ra e Ali­men­ta­ção (FAO) anun­ci­ou um pa­co­te de aju­da de re­sis­tên­cia cli­má­ti­ca pa­ra os paí­ses afri­ca­nos ba­nha­dos pe­lo mar. A ini­ci­a­ti­va foi lan­ça­da no sá­ba­do, na 22.ª Con­fe­rên­cia da ONU so­bre Al­te­ra­ções Cli­má­ti­cas (COP22), que se re­a­li­za em Mar­ra­que­xe, ci­da­de de Mar­ro­cos, e con­ta com o apoio do Ban­co Mun­di­al e do Ban­co pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Afri­ca­no.

A ini­ci­a­ti­va vai mo­bi­li­zar en­tre 500 mi­lhões e 900 mi­lhões de dó­la­res ame­ri­ca­nos pa­ra a im­ple­men­ta­ção de pro­gra­mas cli­má­ti­cos en­tre 2017 e 2020. Os in­ter­ve­ni­en­tes vão for­ne­cer as­sis­tên­cia téc­ni­ca e fi­nan­cei­ra ba­se­a­da nas ne­ces­si­da­des es­pe­cí­fi­cas e pri­o­ri­da­des e ob­je­ti­vos de ca­da país.

O Go­ver­no de Mar­ro­cos, por exem­plo, anun­ci­ou ini­ci­a­ti­vas pa­ra aju­dar a pro­mo­ver a pes­ca sus­ten­tá­vel e cri­ar um sis­te­ma de mo­ni­to­ri­za­ção do li­to­ral. A ideia é for­ne­cer so­lu­ções pa­ra re­du­zir as emis­sões que cau­sam o efei­to es­tu­fa.

Os par­cei­ros da Ac­ção Oce­a­no COP22 anun­ci­a­ram tam­bém uma ac­ção es­tra­té­gi­ca so­bre oce­a­nos e cli­ma até 2021. O do­cu­men­to apre­sen­ta uma no­va vi­são pa­ra o que de­ve ser fei­to em re­la­ção aos dois sec­to­res nos pró­xi­mos cin­co anos. O pla­no in­cluiu me­di­das que de­vem ser to­ma­das pa­ra li­dar com as ques­tões que en­vol­vem oce­a­nos e cli­ma.

Se­gun­do a FAO, es­sas ini­ci­a­ti­vas têm co­mo me­ta for­ta­le­cer a pro­tec­ção das co­mu­ni­da­des ba­nha­das pe­lo mar em Áfri­ca e são cru­ci­ais pa­ra su­pe­rar os de­sa­fi­os e apro­vei­tar as opor­tu­ni­da­des que sur­gem por cau­sa das al­te­ra­ções cli­má­ti­cas.

A de­le­ga­ção an­go­la­na à Con­fe­rên­cia de Mar­ra­que­xe é che­fi­a­da pe­la mi­nis­tra do Am­bi­en­te, Fá­ti­ma Jar­dim. Além de par­ti­ci­par em reu­niões e fó­runs de tra­ba­lho, a de­le­ga­ção an­go­la­na re­ser­va um con­jun­to de en­con­tros pa­ra­le­los, pa­ra o re­for­ço das re­la­ções po­lí­ti­cas.

Es­tas ini­ci­a­ti­vas vi­sam o es­ta­be­le­ci­men­to de par­ce­ri­as es­tra­té­gi­cas, a cap­ta­ção de fun­dos pa­ra o fi­nan­ci­a­men­to de pro­jec­tos no âm­bi­to das al­te­ra­ções cli­má­ti­cas, com des­ta­que pa­ra ques­tões co­mo a se­ca e a de­ser­ti­fi­ca­ção. A de­le­ga­ção an­go­la­na in­te­gra se­cre­tá­ri­os de Es­ta­do e al­tos fun­ci­o­ná­ri­os do Go­ver­no, de­pu­ta­dos, téc­ni­cos do Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te e re­pre­sen­tan­tes da so­ci­e­da­de ci­vil.

A COP, que se re­a­li­za pe­la se­gun­da vez num país afri­ca­no, tem um sig­ni­fi­ca­do es­pe­ci­al, por­que mar­ca a de­fi­ni­ção de es­tra­té­gi­as e ac­ções pa­ra im­ple­men­tar as de­ci­sões ema­na­das do No­vo Acor­do Mun­di­al, apro­va­do em De­zem­bro de 2015, na Con­fe­rên­cia de Pa­ris, e que en­trou em vi­gor a 4 de No­vem­bro des­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.