Jornal de Angola

Tunísia e Nigéria continuam invictas

- ANTÓNIO DE BRITO |

Com cinco lugares em disputa, 20 selecções africanas procuram o apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol, a disputar-se na Rússia em 2018. Os primeiros classifica­dos de cada um dos grupos chegam à maior montra da modalidade no planeta.

A Tunísia reforçou a liderança do Grupo A, ao vencer em Tripoli a Líbia, por 1-0, em partida referente à segunda jornada, depois do triunfo na ronda inaugural (2-0), diante da Guiné Conacri.

Os tunisinos estão muito empenhados em garantir a quinta participaç­ão em campeonato­s do mundo, depois de já terem competido na Argentina (1978), França (1998 e 2002) e Alemanha (2006), ano em que Angola se estreou na competição. Depois da última presença em solo alemão, as Águias de Cartago tiveram de fazer uma grande transforma­ção no seu futebol para voltar a brilhar nos grandes palcos desportivo­s. A Tunísia lidera a prova com seis pontos, enquanto a Guiné Conacri não somou qualquer ponto.

Ausente do CAN do Gabão'2017, a Nigéria recebeu e venceu a Argélia, por 3-1, em desafio do Grupo B. As Super Águias mostraram que estão vivas. Os nigerianos integram a série de selecções mundialist­as, casos dos Camarões e Argélia.

No outro jogo do grupo, a selecção camaronesa consentiu empate caseiro (1-1) frente à Zâmbia, atrasando-se na perseguiçã­o às Super Águias, que comandam com seis pontos, à frente dos Camarões, com dois. Zâmbia e Argélia somam um ponto cada.

A Costa do Marfim conseguiu um empate sem golos, com sabor a vitória, em casa de Marrocos, terreno onde não vence há quatro anos. Apesar da igualdade, os elefantes continuam no comando do Grupo C, com quatro pontos. Na mesma série, Mali e Gabão também empataram a zero. Gabão e Marrocos têm dois pontos cada, enquanto o Mali é último colocado com um. Burkina Faso e África do Sul travam uma luta renhida no Grupo B, já que ambas as selecções partilham a liderança, com quatro pontos. O Burkina Faso venceu Cabo Verbo, por 2-1, em pleno estádio da Várzea, ao passo que a África do Sul derrotou, por 2-1, o Senegal, terceiro com três pontos, e Cabo Verde é lanterna vermelha, com zero. Em Kampala, o Uganda venceu com algumas dificuldad­es o Congo Brazzavill­e, por 1-0, no Grupo E.

 ?? AFP ?? Força futebolíst­ica das Super Águias colocou em sentido as Raposas do Deserto argelinas
AFP Força futebolíst­ica das Super Águias colocou em sentido as Raposas do Deserto argelinas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola