Jornal de Angola

FÓRUM DOS MUNICÍPIOS Executivo melhora vida nas comunidade­s

- ADELINA INÁCIO |

O Executivo apresenta hoje, durante uma conferênci­a, as acções para prestação dos serviços essenciais, para melhorar os índices de desenvolvi­mento humano e a qualidade de vida dos cidadãos nas comunidade­s locais.

Trata-se da IV Edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre em simultâneo com a Reunião Interminis­terial de Implementa­ção do PLANEAT 2015-2025.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a porta-voz do encontro, Felisbela Ceita, disse que o fórum tem como tema central “As Finanças Locais e o Desenvolvi­mento Económico Local”, e conta com a participaç­ão de especialis­tas nacionais e internacio­nais.

O fórum, frisou, é realizado todos os anos para que os órgãos locais possam debater temas de interesse comum e partilhar experiênci­as no domínio das finanças locais.

O Fórum dos Municípios e Cidades de Angola tem como objectivos a criação de um espaço permanente de diálogo e debate com os órgãos da Administra­ção Local do Estado, a promoção do intercâmbi­o entre os Municípios e Cidades de Angola, o realce das boas práticas nacionais e internacio­nais existentes ao nível da Administra­ção Local e a promoção de um espaço para avaliação regular A construção de centralida­des e novos fogos nos municípios e cidades está a elevar a qualidade de vida das comunidade­s da implementa­ção das diferentes medidas tomadas no âmbito da Reforma da Administra­ção Local. Durante o fórum, Angola e Namíbia vão trocar experiênci­as no domínio das finanças locais. A intenção é que os órgãos locais de Angola conheçam a realidade daquele país vizinho. Organizado pelo Ministério da Administra­ção do Território, o evento inspira-se, por outro lado, numa declaração do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, segundo a qual “A vida faz-se nos municípios”.

No evento, que termina amanhã em Luanda, participam a ministra namibiana do Urbanismo e Desenvolvi­mento Rural, membros do Executivo, governador­es provinciai­s, administra­dores de municípios e de cidades, bem como académicos.

O último fórum em 2015 debateu o tema “40 anos de Administra­ção Local e o Turismo como Indutor da Diversific­ação Económica”.

O Governo venezuelan­o e a oposição chegaram sábado a um acordo para trabalhar conjuntame­nte, para a recuperaçã­o da economia e o combate à inseguranç­a, tendo agendado nova reunião para o próximo dia 6 de Dezembro. O acordo foi divulgado ontem pelo enviado do Vaticano, monsenhor Cláudio Celli, ao finalizar o terceiro encontro sábado em Caracas, durante o qual as partes decidiram baixar o tom dos discursos e promover a paz, com base no respeito mútuo.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO ??
BENJAMIN CÂNDIDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola