FÓ­RUM DOS MU­NI­CÍ­PI­OS Exe­cu­ti­vo me­lho­ra vi­da nas co­mu­ni­da­des

Jornal de Angola - - DESPORTO - ADELINA INÁ­CIO |

O Exe­cu­ti­vo apre­sen­ta ho­je, du­ran­te uma con­fe­rên­cia, as ac­ções pa­ra pres­ta­ção dos ser­vi­ços es­sen­ci­ais, pa­ra me­lho­rar os ín­di­ces de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no e a qua­li­da­de de vi­da dos ci­da­dãos nas co­mu­ni­da­des lo­cais.

Tra­ta-se da IV Edi­ção do Fó­rum dos Mu­ni­cí­pi­os e Ci­da­des de An­go­la, que de­cor­re em si­mul­tâ­neo com a Reu­nião In­ter­mi­nis­te­ri­al de Im­ple­men­ta­ção do PLANEAT 2015-2025.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, a por­ta-voz do en­con­tro, Fe­lis­be­la Cei­ta, dis­se que o fó­rum tem co­mo te­ma cen­tral “As Fi­nan­ças Lo­cais e o De­sen­vol­vi­men­to Eco­nó­mi­co Lo­cal”, e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de es­pe­ci­a­lis­tas na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais.

O fó­rum, fri­sou, é re­a­li­za­do to­dos os anos pa­ra que os ór­gãos lo­cais pos­sam de­ba­ter te­mas de in­te­res­se co­mum e par­ti­lhar ex­pe­ri­ên­ci­as no do­mí­nio das fi­nan­ças lo­cais.

O Fó­rum dos Mu­ni­cí­pi­os e Ci­da­des de An­go­la tem co­mo ob­jec­ti­vos a cri­a­ção de um es­pa­ço per­ma­nen­te de diá­lo­go e de­ba­te com os ór­gãos da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal do Es­ta­do, a pro­mo­ção do in­ter­câm­bio en­tre os Mu­ni­cí­pi­os e Ci­da­des de An­go­la, o re­al­ce das bo­as prá­ti­cas na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais exis­ten­tes ao ní­vel da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal e a pro­mo­ção de um es­pa­ço pa­ra ava­li­a­ção re­gu­lar A cons­tru­ção de cen­tra­li­da­des e no­vos fo­gos nos mu­ni­cí­pi­os e ci­da­des es­tá a ele­var a qua­li­da­de de vi­da das co­mu­ni­da­des da im­ple­men­ta­ção das di­fe­ren­tes me­di­das to­ma­das no âm­bi­to da Re­for­ma da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal. Du­ran­te o fó­rum, An­go­la e Na­mí­bia vão tro­car ex­pe­ri­ên­ci­as no do­mí­nio das fi­nan­ças lo­cais. A in­ten­ção é que os ór­gãos lo­cais de An­go­la co­nhe­çam a re­a­li­da­de da­que­le país vi­zi­nho. Or­ga­ni­za­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, o even­to ins­pi­ra-se, por ou­tro la­do, nu­ma de­cla­ra­ção do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, se­gun­do a qual “A vi­da faz-se nos mu­ni­cí­pi­os”.

No even­to, que ter­mi­na ama­nhã em Lu­an­da, par­ti­ci­pam a mi­nis­tra na­mi­bi­a­na do Ur­ba­nis­mo e De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral, mem­bros do Exe­cu­ti­vo, go­ver­na­do­res pro­vin­ci­ais, ad­mi­nis­tra­do­res de mu­ni­cí­pi­os e de ci­da­des, bem co­mo aca­dé­mi­cos.

O úl­ti­mo fó­rum em 2015 de­ba­teu o te­ma “40 anos de Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal e o Tu­ris­mo co­mo In­du­tor da Di­ver­si­fi­ca­ção Eco­nó­mi­ca”.

O Go­ver­no ve­ne­zu­e­la­no e a opo­si­ção che­ga­ram sá­ba­do a um acor­do pa­ra tra­ba­lhar con­jun­ta­men­te, pa­ra a re­cu­pe­ra­ção da eco­no­mia e o com­ba­te à in­se­gu­ran­ça, ten­do agen­da­do no­va reu­nião pa­ra o pró­xi­mo dia 6 de De­zem­bro. O acor­do foi di­vul­ga­do on­tem pe­lo en­vi­a­do do Va­ti­ca­no, mon­se­nhor Cláu­dio Cel­li, ao fi­na­li­zar o ter­cei­ro en­con­tro sá­ba­do em Ca­ra­cas, du­ran­te o qual as par­tes de­ci­di­ram bai­xar o tom dos dis­cur­sos e pro­mo­ver a paz, com ba­se no res­pei­to mú­tuo.

BENJAMIN CÂNDIDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.