Clas­se po­lí­ti­ca des­qua­li­fi­ca­da

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A Li­ga Gui­ne­en­se dos Di­rei­tos Hu­ma­nos diz ser de uma me­di­o­cri­da­de es­pan­to­sa o ní­vel da clas­se po­lí­ti­ca do país pe­ran­te a cri­se que as­so­la as ins­ti­tui­ções da Re­pú­bli­ca, blo­que­a­das de­vi­do aos con­fli­tos pes­so­ais.

A po­si­ção foi trans­mi­ti­da por Augusto da Sil­va, pre­si­den­te da or­ga­ni­za­ção, no ac­to de apre­sen­ta­ção do re­la­tó­rio so­bre a si­tu­a­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos na Gui­né-Bis­sau no pe­río­do de 2013 a 2015. Pa­ra a Li­ga, as de­sa­ven­ças pes­so­ais en­tre os res­pon­sá­veis po­lí­ti­cos gui­ne­en­ses con­du­zi­ram ao blo­queio das ins­ti­tui­ções, no­me­a­da­men­te o Par­la­men­to e o Go­ver­no, le­van­do a que o pla­no de ac­ção e o Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do pa­ra es­te ano não fos­sem apro­va­dos.

O país dei­xou de exe­cu­tar po­lí­ti­cas pú­bli­cas e con­se­quen­te­men­te tem dei­xa­do a po­pu­la­ção sem ser­vi­ços bá­si­cos ao ní­vel da saú­de, edu­ca­ção ou aces­so à jus­ti­ça, acres­cen­tou.

“As­sis­ti­mos a uma cri­se po­lí­ti­ca que foi for­ja­da gra­tui­ta­men­te pe­la ga­nân­cia da nos­sa clas­se po­lí­ti­ca. A cri­se es­tá a cor­ro­er as ba­ses da nos­sa co­e­são, da nos­sa in­de­pen­dên­cia e o fun­da­men­to do nos­so Es­ta­do”, ob­ser­vou Augusto da Sil­va.

Um ter­ra­mo­to de mag­ni­tu­de 7,8 na es­ca­la de Ri­ch­ter aba­lou on­tem a No­va Ze­lân­dia, pou­co de­pois da mei­a­noi­te (10h00 em An­go­la). Edi­fí­ci­os no cen­tro da al­deia de Che­vi­ot, pró­xi­mo do epi­cen­tro, fi­ca­ram da­ni­fi­ca­dos, mas não há in­for­ma­ções so­bre ví­ti­mas hu­ma­nas. Um re­la­tó­rio pre­li­mi­nar da agên­cia nor­te-ame­ri­ca­na de tsu­na­mis diz que “es­te ter­ra­mo­to tem o po­ten­ci­al pa­ra ge­rar um tsu­na­mi des­tru­ti­vo na re­gião de ori­gem”. O aba­lo foi sen­ti­do em Wel­ling­ton.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.