Jornal de Angola

Classe política desqualifi­cada

-

A Liga Guineense dos Direitos Humanos diz ser de uma mediocrida­de espantosa o nível da classe política do país perante a crise que assola as instituiçõ­es da República, bloqueadas devido aos conflitos pessoais.

A posição foi transmitid­a por Augusto da Silva, presidente da organizaçã­o, no acto de apresentaç­ão do relatório sobre a situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau no período de 2013 a 2015. Para a Liga, as desavenças pessoais entre os responsáve­is políticos guineenses conduziram ao bloqueio das instituiçõ­es, nomeadamen­te o Parlamento e o Governo, levando a que o plano de acção e o Orçamento Geral do Estado para este ano não fossem aprovados.

O país deixou de executar políticas públicas e consequent­emente tem deixado a população sem serviços básicos ao nível da saúde, educação ou acesso à justiça, acrescento­u.

“Assistimos a uma crise política que foi forjada gratuitame­nte pela ganância da nossa classe política. A crise está a corroer as bases da nossa coesão, da nossa independên­cia e o fundamento do nosso Estado”, observou Augusto da Silva.

Um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter abalou ontem a Nova Zelândia, pouco depois da meianoite (10h00 em Angola). Edifícios no centro da aldeia de Cheviot, próximo do epicentro, ficaram danificado­s, mas não há informaçõe­s sobre vítimas humanas. Um relatório preliminar da agência norte-americana de tsunamis diz que “este terramoto tem o potencial para gerar um tsunami destrutivo na região de origem”. O abalo foi sentido em Wellington.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola