Ga­ran­ti­do au­men­to de água às po­pu­la­ções da pro­vín­cia

Jornal de Angola - - PARTADA - JO­SÉ RUFINO |

Per­to de 70 por cen­to da po­pu­la­ção da pro­vín­cia do Moxico já be­ne­fi­cia de água po­tá­vel, des­de a im­ple­men­ta­ção do pro­gra­ma Água pa­ra To­dos, re­ve­lou na quin­ta-fei­ra o di­rec­tor pro­vin­ci­al de Ener­gia e Água.

Ce­les­ti­no João dis­se que es­tão em cur­so vá­ri­as obras na pro­vín­cia, sen­do que mui­tas des­tas se en­con­tram em fa­se ter­mi­nal, o que vai con­tri­buir pa­ra que mais ha­bi­tan­tes te­nham aces­so a água po­tá­vel, nos pró­xi­mos tem­pos.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al fa­la­va du­ran­te a inau­gu­ra­ção, pe­lo go­ver­na­dor do Moxico, João Er­nes­to dos San­tos, de seis sis­te­mas de tra­ta­men­to e dis­tri­bui­ção de água.

Com a en­tra­da em fun­ci­o­na­men­to dos sis­te­mas ins­ta­la­dos nos bair­ros Vi­ei­ra, Al­to Cam­po e 4 de Fe­ve­rei­ro, nos ar­re­do­res da ci­da­de do Lu­e­na, e nas lo­ca­li­da­des do Don­ge, Mu­man­ga e Chi­na­na­ma­ta, no mu­ni­cí­pio de Ca­ma­non­gue, mais de 16 mil fa­mí­li­as pas­sam a be­ne­fi­ci­ar de água po­tá­vel.

Os re­fe­ri­dos sis­te­mas fa­zem par­te do cum­pri­men­to das me­tas do Go­ver­no, que vi­sa, até 2017, be­ne­fi­ci­ar o mai­or nú­me­ro de fa­mí­li­as, prin­ci­pal­men­te nas zo­nas ru­rais. Os em­pre­en­di­men­tos têm ca­pa­ci­da­de pa­ra ar­ma­ze­nar dez mil li­tros de água.

O go­ver­na­dor João Er­nes­to dos San­tos afir­mou que o Exe­cu­ti­vo tem es­ta­do a cum­prir os com­pro­mis­sos com a po­pu­la­ção, que vi­sam a me­lho­ria das con­di­ções só­cio-eco­nó­mi­cas das fa­mí­li­as. “Es­se é o nos­so de­ver, mas é pre­ci­so que to­dos con­tri­bu­am”, su­bli­nhou.

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Moxico, Ben­to Lu­em­be Pau­li­no, con­si­de­rou que a inau­gu­ra­ção dos sis­te­mas de água vai be­ne­fi­ci­ar a po­pu­la­ção e dei­xar de per­cor­rer qui­ló­me­tros a pé pa­ra ad­qui­rir o pro­du­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.