Ven­de­do­res fo­ram trans­fe­ri­dos pa­ra o Mer­ca­do de Ar­te Benfica

Jornal de Angola - - PARTADA -

Mais de 300 ven­de­do­res, na sua mai­o­ria ar­te­sãos do Mer­ca­do de Ar­te­sa­na­to do Benfica, no mu­ni­cí­pio de Be­las, em Lu­an­da, co­me­ça­ram a ser trans­fe­ri­dos pa­ra o Cen­tro de Ar­te Benfica, ad­ja­cen­te ao Mu­seu da Es­cra­va­tu­ra.

A ad­mi­nis­tra­do­ra do Cen­tro de Ar­te, Fer­nan­da Ga­bri­e­la, dis­se que o pro­ces­so ini­ci­ou com a trans­fe­rên­cia de ar­te­sãos, ven­de­do­res de rou­pas afri­ca­nas, de praia e de ali­men­ta­ção.De acor­do com a res­pon­sá­vel, o lo­cal com vis­ta pa­ra o mar vai pro­pi­ci­ar mai­or dig­ni­da­de aos ar­te­sãos na­ci­o­nais, tor­nan­do-se um fac­tor ca­ta­li­sa­dor do tu­ris­mo e de re­cre­a­ção.

Por es­te fac­to, de­fen­deu a pre­ser­va­ção do cen­tro, por for­ma a tor­ná­lo uma re­fe­rên­cia na di­vul­ga­ção das ar­tes e cul­tu­ra an­go­la­na.

Qu­es­ti­o­na­da so­bre a re­cla­ma­ção de al­guns ar­te­sãos que ale­gam fal­ta de avi­so pré­vio pa­ra a mu­dan­ça, dis­se que tu­do decorre em co­la­bo­ra­ção com a Co­o­pe­ra­ti­va de Ar­te­são, que tem es­ta­do a tra­ba­lhar com res­pon­sá­veis do Go­ver­no Pro­vin­ci­al de Lu­an­da e da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal de Be­las.

Fer­nan­da Ga­bri­e­la acres­cen­tou que a sal­va­guar­da dos di­rei­tos dos ar­te­sãos foi le­va­da em con­ta, já que sem­pre de­ram o seu me­lhor pa­ra ele­var a cul­tu­ra an­go­la­na.

O Cen­tro de Ar­te Benfica es­tá ins­ta­la­do nu­ma área con­tí­gua ao Mu­seu Na­ci­o­nal da Es­cra­va­tu­ra e dis­põe de apro­xi­ma­da­men­te 1,88 hec­ta­res, dis­tri­buí­dos em zo­nas ver­des, com 10.916 me­tros qua­dra­dos, e zo­nas cons­truí­das, com 7.945,50 me­tros qua­dra­dos.

No lo­cal des­ta­cam-se cin­co cor­pos dis­tin­tos (mer­ca­do, ate­li­er, es­pa­ço ca­fé, es­pa­ço ex­po­si­ção, au­di­tó­rio), ar­ru­a­men­tos e os edi­fí­ci­os de apoio ao cen­tro com ga­ra­gem, ar­ma­zém e edi­fí­cio téc­ni­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.