País es­tá na li­de­ran­ça afri­ca­na pa­ra o diá­lo­go in­ter-re­li­gi­o­so

Jornal de Angola - - PARTADA - JOÃO DI­AS e ANA PAU­LO |

O mi­nis­tro dos Pe­tró­le­os, Bo­te­lho de Vas­con­ce­los, de­fen­deu on­tem, em Lu­an­da, a cri­a­ção de uma pla­ta­for­ma co­mum en­tre to­dos os in­ter­ve­ni­en­tes da in­dús­tria pe­tro­lí­fe­ra em Áfri­ca pa­ra atin­gir uma ta­xa mé­dia de 30 por cen­to de con­teú­do lo­cal nas di­fe­ren­tes ac­ti­vi­da­des de Pe­tró­leo e Gás até 2030.

No seu dis­cur­so, Bo­te­lho de Vas­con­ce­los re­fe­riu que a pri­mei­ra Con­fe­rên­cia e Ex­po­si­ção do Con­teú­do Lo­cal de Pe­tró­leo e Gás em Áfri­ca, aber­ta on­tem em Lu­an­da, re­a­li­za-se nu­ma al­tu­ra em que a ca­deia de for­ne­ce­do­res no sec­tor dos hi­dro­car­bo­ne­tos de­ve ser ori­en­ta­da pa­ra im­pul­si­o­nar o cres­ci­men­to eco­nó­mi­co e so­ci­al sus­ten­tá­vel, em An­go­la e em to­do o con­ti­nen­te afri­ca­no.

O mi­nis­tro dis­se que os paí­ses afri­ca­nos pro­du­to­res de pe­tró­leo es­tão a con­so­li­dar as su­as es­tru­tu­ras de con­teú­do lo­cal e An­go­la con­ti­nua a de­fen­der mai­or par­ti­ci­pa­ção de em­pre­sas na­ci­o­nais no sec­tor petrolífero por via do pro­ces­so de an­go­la­ni­za­ção.

Bo­te­lho de Vas­con­ce­los re­co­nhe­ceu que se de­ve me­lho­rar as po­lí­ti­cas de­fi­ni­das por ca­da país mem­bro da As­so­ci­a­ção Afri­ca­na de Pro­du­to­res de Pe­tró­leo (APPA) e iden­ti­fi­ca­rem-se os mei­os pa­ra a sua im­ple­men­ta­ção. “Após uma aná­li­se cui­da­da do es­ta­do ac­tu­al do con­teú­do lo­cal dos paí­ses mem­bros da APPA, cons­ta­tou-se que uma abor­da­gem mais co­e­sa des­ta ma­té­ria vai pro­por­ci­o­nar be­ne­fí­ci­os sig­ni­fi­ca­ti­vos pa­ra o con­ti­nen­te afri­ca­no a par­tir da uti­li­za­ção ra­ci­o­nal dos seus vas­tos re­cur­sos”, re­fe­riu.

O di­rec­tor exe­cu­ti­vo da APPA, Maha­man La­ou­an Gaya, dis­se que os paí­ses afri­ca­nos con­ti­nu­am ain­da abai­xo dos 20 por cen­to, ex­cep­to o Egip­to e a Ar­gé­lia, que atin­gi­ram uma mé­dia acei­tá­vel.

A im­ple­men­ta­ção efec­ti­va de pro­mo­ção de con­teú­do lo­cal vai per­mi­tir va­lo­ri­zar as ac­ti­vi­da­des pe­tro­lí­fe­ras dos di­fe­ren­tes paí­ses, as me­di­das pro­gres­si­vas e o cres­ci­men­to da ven­da dos pro­du­tos pe­tro­lí­fe­ros. A ac­ção, dis­se, per­mi­te aos paí­ses ela­bo­ra­rem uma es­tra­té­gia de pro­mo­ção do con­teú­do lo­cal, pe­tró­leo e gás, cu­jo ob­jec­ti­vo é atin­gir uma ta­xa mé­dia de 30 por cen­to de con­teú­do lo­cal até 2030. O re­pre­sen­tan­te da Che­vron, An­sel­mo Ta­ti, re­fe­riu que 90 por cen­to da for­ça de tra­ba­lho é an­go­la­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.