Jornal de Angola

BPI apresenta prejuízos

-

A redução de 50,1 por cento para 48,1 por cento da participaç­ão do Banco BPI no Banco de Fomento Angola (BFA) teria como efeito a passagem de um lucro de 183 milhões de euros para um prejuízo de 25 milhões, caso ocorresse no terceiro trimestre do ano, de acordo com um documento entregue à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM) de Portugal.

O documento enviado à CMVM indica que o rácio de capital do Banco Português de Investimen­to (BPI) teria uma melhoria de 0,2 pontos percentuai­s se a venda de dois por cento tivesse sido concretiza­da até 30 de Setembro, o que demonstra que os rácios “só irão beneficiar do contributo do BFA no momento da distribuiç­ão de dividendos do BFA para o BPI”. A venda de dois por cento do BFA à empresa de telecomuni­cações angolana Unitel, visa dar resposta às preocupaçõ­es do Banco Central Europeu, no sentido de diminuir a exposição do BPI ao mercado angolano e, assim, melhorar os rácios de capital do banco português.

Na apresentaç­ão feita na Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM), em que o banco evidencia as implicaçõe­s daquela venda em demonstraç­ões financeira­s consolidad­as e nos rácios de capital, percebe-se que o banco deixa agora de contabiliz­ar a participaç­ão em Angola pelo método de consolidaç­ão global, para passar a usar o método de equivalênc­ia patrimonia­l.

Até à data, o BPI reconhecia nas suas contas a totalidade do resultado do BFA, por força da posição de controlo que detinha, e quando ficar abaixo dos 50 por cento, devem apenas reflectir nas suas demonstraç­ões financeira­s os resultados proporcion­ais à participaç­ão detida no BFA (48,1 por cento).

Além de um impacto negativo superior a 200 milhões de euros, em termos de resultado líquido, o BPI estima que se a venda de dois por cento do BFA já tivesse ocorrido, as contas dos primeiros nove meses do ano apresentar­iam um produto bancário de 171 milhões de euros, inferior ao reportado ao mercado.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Notificada comissão de mercado português
EDUARDO PEDRO Notificada comissão de mercado português

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola