Ha­bi­tan­tes do Neho­ne com mais aces­so à água

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - DOMINGOS CALUCIPA

Os pro­ble­mas de fal­ta de água po­tá­vel que mais de 2.500 ha­bi­tan­tes da po­vo­a­ção de Odayan­de­ma, na co­mu­na do Neho­ne, en­fren­ta­vam es­tão ul­tra­pas­sa­dos, com a inau­gu­ra­ção de um sis­te­ma de cap­ta­ção de águas sub­ter­râ­ne­as.

O sis­te­ma, com ca­pa­ci­da­de pa­ra pro­du­zir cer­ca de oi­to mil li­tros de água por ho­ra, vai aju­dar a in­ver­ter o an­te­ri­or qua­dro em que a po­pu­la­ção era obri­ga­da a per­cor­rer qui­ló­me­tros em bus­ca de água pa­ra o con­su­mo e abe­be­ra­men­to do ga­do.

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Cu­a­nha­ma, Gon­çal­ves Na­mewia, ex­pli­cou que o equi­pa­men­to, or­ça­do em 16 mi­lhões de kwan­zas, es­tá ape­tre­cha­do com um sis­te­ma de ener­gia so­lar, um tan­que aé­reo de cin­co mil li­tros, um cha­fa­riz e um be­be­dou­ro pa­ra o ga­do. O em­pre­en­di­men­to foi inau­gu­ra­do pe­lo go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Cunene, Kun­di Paiha­ma, no qua­dro das co­me­mo­ra­ções do Dia da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal, pa­ra con­tra­por os efei­tos da se­ca na re­gião.

Kun­di Paiha­ma pe­diu à po­pu­la­ção pa­ra pre­ser­var o no­vo equi­pa­men­to, com vis­ta a ga­ran­tir a du­ra­bi­li­da­de ne­ces­sá­ria, uma vez que o Go­ver­no con­ti­nua a fa­zer gran­de es­for­ço fi­nan­cei­ro pa­ra mi­ti­gar os prin­ci­pais pro­ble­mas da po­pu­la­ção.

Dis­se que o sis­te­ma se tor­na nu­ma ver­da­dei­ra tá­bua de sal­va­ção pa­ra os ha­bi­tan­tes de Odayan­de­ma, já que es­tes eram obri­ga­dos a per­cor­rer uma dis­tân­cia de 15 qui­ló­me­tros em bus­ca de água, em lo­ca­li­da­des da co­mu­na do Eva­le.

EDUARDO PEDRO

Po­pu­la­ção da po­vo­a­ção de Odayan­de­ma dei­xa de per­cor­rer lon­gas dis­tân­ci­as em bus­ca de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.