Jornal de Angola

Habitantes do Nehone com mais acesso à água

- DOMINGOS CALUCIPA

Os problemas de falta de água potável que mais de 2.500 habitantes da povoação de Odayandema, na comuna do Nehone, enfrentava­m estão ultrapassa­dos, com a inauguraçã­o de um sistema de captação de águas subterrâne­as.

O sistema, com capacidade para produzir cerca de oito mil litros de água por hora, vai ajudar a inverter o anterior quadro em que a população era obrigada a percorrer quilómetro­s em busca de água para o consumo e abeberamen­to do gado.

O administra­dor municipal do Cuanhama, Gonçalves Namewia, explicou que o equipament­o, orçado em 16 milhões de kwanzas, está apetrechad­o com um sistema de energia solar, um tanque aéreo de cinco mil litros, um chafariz e um bebedouro para o gado. O empreendim­ento foi inaugurado pelo governador provincial do Cunene, Kundi Paihama, no quadro das comemoraçõ­es do Dia da Independên­cia Nacional, para contrapor os efeitos da seca na região.

Kundi Paihama pediu à população para preservar o novo equipament­o, com vista a garantir a durabilida­de necessária, uma vez que o Governo continua a fazer grande esforço financeiro para mitigar os principais problemas da população.

Disse que o sistema se torna numa verdadeira tábua de salvação para os habitantes de Odayandema, já que estes eram obrigados a percorrer uma distância de 15 quilómetro­s em busca de água, em localidade­s da comuna do Evale.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? População da povoação de Odayandema deixa de percorrer longas distâncias em busca de água
EDUARDO PEDRO População da povoação de Odayandema deixa de percorrer longas distâncias em busca de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola