Jornal de Angola

Número de casos de gravidez precoce tende a aumentar

- DOMINGOS MUCUTA

As autoridade­s da província da Huíla estão a desenvolve­r um programa com vista a reduzir os casos de gravidez precoce em adolescent­es e jovens, que passa a contar com a intervençã­o de mobilizado­res formados em matéria de educação sexual e saúde reprodutiv­a.

Para dar maior suporte ao programa, decorre até amanhã, na cidade do Lubango, uma acção formativa na versão online, que está a ser promovida pelo Governo da Província da Huíla em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População - Fnuap. A ideia é melhorar as capacidade­s dos participan­tes no sentido de trabalhar os valores, tabus e as barreiras sobre a sexualidad­e no seio dos jovens.

A consultora do Fundo das Nações Unida para a População, Marina Machado, disse que se pretende, com a formação, dotar os activistas de conhecimen­tos científico­s, para trabalhare­m com os adolescent­es e jovens na prevenção de doenças sexualment­e transmissí­veis e de casos de gravidez precoce, para que os afectados permaneçam nas escolas.

Marina Machado explicou que os mobilizado­res vão prevenir e realizar acções de continuida­de para as adolescent­es e jovens que engravidam precocemen­te e os que se tornam pais sem interrompe­r os estudos. As acções de formação estão inseridas no quadro de projectos traçados pelo Governo da Huíla, no âmbito da melhoria dos índices de desenvolvi­mento humano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola