Nú­me­ro de ca­sos de gra­vi­dez pre­co­ce ten­de a au­men­tar

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - DOMINGOS MUCUTA

As au­to­ri­da­des da pro­vín­cia da Huí­la es­tão a de­sen­vol­ver um pro­gra­ma com vis­ta a re­du­zir os ca­sos de gra­vi­dez pre­co­ce em ado­les­cen­tes e jo­vens, que pas­sa a con­tar com a in­ter­ven­ção de mo­bi­li­za­do­res for­ma­dos em ma­té­ria de edu­ca­ção se­xu­al e saú­de re­pro­du­ti­va.

Pa­ra dar mai­or su­por­te ao pro­gra­ma, decorre até ama­nhã, na ci­da­de do Lu­ban­go, uma ac­ção for­ma­ti­va na ver­são on­li­ne, que es­tá a ser pro­mo­vi­da pe­lo Go­ver­no da Pro­vín­cia da Huí­la em par­ce­ria com o Fundo das Na­ções Uni­das pa­ra a Po­pu­la­ção - Fnu­ap. A ideia é me­lho­rar as ca­pa­ci­da­des dos par­ti­ci­pan­tes no sen­ti­do de tra­ba­lhar os va­lo­res, ta­bus e as bar­rei­ras so­bre a se­xu­a­li­da­de no seio dos jo­vens.

A con­sul­to­ra do Fundo das Na­ções Uni­da pa­ra a Po­pu­la­ção, Ma­ri­na Ma­cha­do, dis­se que se pre­ten­de, com a for­ma­ção, do­tar os ac­ti­vis­tas de co­nhe­ci­men­tos ci­en­tí­fi­cos, pa­ra tra­ba­lha­rem com os ado­les­cen­tes e jo­vens na pre­ven­ção de do­en­ças se­xu­al­men­te trans­mis­sí­veis e de ca­sos de gra­vi­dez pre­co­ce, pa­ra que os afec­ta­dos per­ma­ne­çam nas es­co­las.

Ma­ri­na Ma­cha­do ex­pli­cou que os mo­bi­li­za­do­res vão pre­ve­nir e re­a­li­zar ac­ções de con­ti­nui­da­de pa­ra as ado­les­cen­tes e jo­vens que en­gra­vi­dam pre­co­ce­men­te e os que se tor­nam pais sem in­ter­rom­per os es­tu­dos. As ac­ções de for­ma­ção es­tão in­se­ri­das no qua­dro de pro­jec­tos tra­ça­dos pe­lo Go­ver­no da Huí­la, no âm­bi­to da me­lho­ria dos ín­di­ces de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.