Mé­di­cos re­flec­tem pa­ra me­lhor ser­vir

Jor­na­das ci­en­tí­fi­cas ana­li­sam prin­ci­pais as­pec­tos de es­pe­ci­a­li­da­des

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - ALEXA SONHI |

A Clínica Girassol re­a­li­za a par­tir de ho­je, em Lu­an­da, as pri­mei­ras jor­na­das dos mé­di­cos in­ter­nos sob o le­ma “Re­flec­tir pa­ra me­lhor fa­zer”.

O en­con­tro tem o ob­jec­ti­vo de re­flec­tir so­bre os prin­ci­pais as­pec­tos li­ga­dos ao in­ter­na­to de es­pe­ci­a­li­da­des mé­di­cas em An­go­la.

A por­ta-voz do even­to, Ta­ti­a­na de Bri­to, dis­se que as jor­na­das vi­sam ob­ter con­tri­bui­ções dos di­fe­ren­tes pro­fis­si­o­nais do sec­tor pa­ra se me­lho­rar ca­da vez mais o sis­te­ma na­ci­o­nal de saú­de.

Ta­ti­a­na de Bri­to ex­pli­cou que os par­ti­ci­pan­tes ao even­to vão ter a opor­tu­ni­da­de de abor­dar te­má­ti­cas li­ga­das às prin­ci­pais di­fi­cul­da­des en­fren­ta­das pe­los mé­di­cos in­ter­nos du­ran­te a for­ma­ção e as me­lho­res prá­ti­cas pa­ra a sua su­pe­ra­ção.

Hi­per­ten­são

A mé­di­ca El­sa Fer­nan­des aler­tou que mui­tos pa­ci­en­tes com hi­per­ten­são não cum­prem a me­di­ca­ção e es­te com­por­ta­men­to tem si­do fa­tal.

A es­pe­ci­a­lis­ta, que dis­ser­ta­va on­tem nas pré-jor­na­das da clínica Girassol, lem­brou que a hi­per­ten­são é uma do­en­ça si­len­ci­o­sa e mui­tas pes­so­as “só se aper­ce­bem da do­en­ça quan­do têm uma pa­ra­gem ou um ata­que re­pen­ti­no”.

A mé­di­ca acon­se­lhou as pes­so­as a fa­ze­rem ras­treio di­a­ri­a­men­te, uma vez que até nu­ma far­má­cia já se po­de fa­zer um tes­te rá­pi­do e tam­bém o elec­tro­car­di­o­gra­ma pa­ra pre­ve­nir cer­tas do­en­ças, co­mo AVC, do co­ra­ção, di­a­be­tes, re­nais, trom­bo­lis­mo, hi­per­ten­si­va ges­ta­ci­o­nal, den­tre ou­tras do­en­ças. El­sa Fer­nan­des des­ta­cou a im­por­tân­cia do elec­tro­car­di­o­gra­ma co­mo sen­do um mé­to­do clí­ni­co, que vi­sa di­ag­nos­ti­car as do­en­ças de fó­rum car­di­o­vas­cu­lar em pa­ci­en­tes. Du­ran­te dois di­as, a Clínica Girassol de­ba­te te­mas co­mo “Re­fle­xão so­bre o in­ter­na­men­to de es­pe­ci­a­li­da­de mé­di­ca em An­go­la”, “Di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to das prin­ci­pais car­di­o­pa­ti­as con­gé­ni­tas”, “Com­pli­ca­ções da cri­an­ça com do­en­ça fal­ci­for­me” e “Fe­bre pro­lon­ga­da de ori­gem obs­cu­ra”.

O en­con­tro abor­da tam­bém ques­tões co­mo “Trom­bo­lis­mo pul­mo­nar”, “Do­en­ças hi­per­ten­si­vas ges­ta­ci­o­nais” e “Ma­ni­fes­ta­ções der­ma­to­ló­gi­cas de do­en­ças sis­té­mi­cas”. O dia de on­tem foi re­ser­va­do a pré-jor­na­das, on­de fo­ram fei­tos cur­sos de ele­tro­car­di­o­gra­ma pa­ra o clí­ni­co, in­ter­pre­ta­ção de ana­li­ses clí­ni­cas e in­ter­pre­ta­ção de raio X ao tó­rax.

FRAN­CIS­CO BERNARDO

Clínica Girassol re­a­li­za jor­na­das ci­en­tí­fi­cas pa­ra ob­ter con­tri­bui­ções dos di­fe­ren­tes pro­fis­si­o­nais da Saú­de e me­lho­rar o atendimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.